Canais de aquisição: o que são e como se complementam

Sumário

Há diversos canais de aquisição nos quais se pode investir para gerar bons resultados.

É imprescindível notar que muitas pessoas optam por investir mais (ou apenas) no canal que gera o maior ROI (retorno sobre o investimento), porém o público-alvo não costuma utilizar apenas um canal.

Na realidade, os usuários convertidos tendem a ser aqueles que foram impactados justamente por diferentes mídias, o que mostra o quanto os canais de aquisição são complementares.

Quer saber mais sobre os canais de aquisição? Acompanhe nosso artigo sobre o tema!

Canais de aquisição: o que é?

Canais de aquisição são meios pelos quais uma empresa pode captar seu público-alvo e gerar novas oportunidades de vendas.

Eles são extremamente importantes para a aquisição de leads e ajudam a sua marca a criar uma boa imagem na internet, incluindo conteúdos de qualidade para atrair e fidelizar a clientela.

Ao investir em diferentes canais de aquisição, é possível se aproximar bastante do público-alvo e, por meio de estratégias de marketing digital, aumentar a conversão.

Para que servem os canais de aquisição?

Os canais de aquisição servem para você se comunicar com os usuários e com o seu nicho, visando criar autoridade na internet por meio de criação de conteúdo e conquistar novas vendas.

Importante: os canais de aquisição também podem ser vistos como uma maneira bastante eficiente de apresentar e entregar a proposta de valor.

Principais canais de aquisição

Estes são os principais canais de aquisição do mercado:

Marketing de conteúdo

O conteúdo é um dos pilares para o sucesso em canais de aquisição. É por meio dele que você pode divulgar informações e dados relevantes tanto sobre o assunto referente ao seu nicho quanto sobre os produtos ou serviços que a sua marca tem a oferecer.

Redes sociais

As redes sociais podem ser encaradas como a primeira impressão que as pessoas terão da sua marca, como se fossem um cartão de visita.

É muito importante estar presente nas mesmas redes do seu público-alvo e investir em bons conteúdos para postar.

E-mail marketing

Ao utilizar os disparos de e-mail marketing de forma adequada, atendo-se ao perfil dos leads e às necessidades de cada um, esse canal de aquisição tende a trazer bons resultados.

No corpo do e-mail, você pode compartilhar ofertas personalizadas, cupons de desconto, informações sobre novos produtos, recados, etc.

Canais de busca

Por meio de um canal de busca, como é o caso do Google, o conteúdo vinculado ao seu site ou blog tende a aparecer para usuários que fazem uma pesquisa relacionada ao seu nicho.

É claro que, para isso, o seu site precisa estar otimizado de acordo com as estratégias de SEO, que envolvem um bom conteúdo, uso adequado de palavras-chave, entre várias outras ações para promover a encontrabilidade da sua empresa na internet.

Parcerias

Ao estabelecer parcerias com empresas complementares, pode-se gerar links externos que valorizem o seu site.

Basicamente, quando outro site cita o seu, o Google passa a entender que sua marca tem domínio e relevância dentro de um nicho específico e começa a oferecer mais dos seus conteúdos para o público.

Como eles se complementam?

Da mesma forma que você não consegue montar um time com apenas uma pessoa e obter o mesmo resultado que teria com uma equipe, o mesmo acontece com os canais de aquisição.

Quando o assunto é marketing digital, investir em apenas um canal de aquisição e negligenciar outros pode ser letal para os seus resultados.

O mais recomendável aqui é sempre acompanhar o Google Analytics para mensurar métricas e qual caminho o usuário faz para chegar ao momento da compra.

Dessa forma, você consegue descobrir quais canais de aquisição são os mais vantajosos para o seu caso.

Saiba em quais canais de aquisição investir

Agora que você sabe por que os canais de aquisição são tão importantes e complementares, deve estar se perguntando: em quais canais devo investir?

A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital que pode te ajudar com isso.

Por meio de acompanhamento da jornada de compra do cliente e mensuração de métricas, podemos te ajudar a definir os melhores canais de aquisição, levando em conta seus objetivos e as especificidades do seu negócio.

Conheça a Consultoria Digital e saiba como nosso time pode te ajudar!

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