Como conquistar a tão sonhada posição zero?

Sumário

O que é a posição zero?

A posição zero é um recurso de resultado de busca do Google, em que uma parte do texto que responde à pergunta do usuário é exibida em destaque acima de todos os resultados orgânicos.

O Google tem cada vez mais priorizado a experiência do usuário, as buscas por voz e, principalmente, que cada vez menos usuários saiam de sua plataforma.

Isso quer dizer que todas as respostas que seus usuários querem ter estão sendo exibidas nas próprias buscas, para que o usuário não saia e vá para outro site. Bem como as respostas, feitas por mecanismos como o Google Assistente, sejam automatizadas e possíveis de serem lidas em voz alta pelos aplicativos.

Com isso, o Google lançou os Rich Snippets, em tradução literal “Snippets de Destaque” (entre outras opções), para que os resultados de pesquisa apareçam diretamente na resposta da busca de forma resumida, prática e direta. 

o que é a posição zero

Com isso, criou-se uma nova necessidade de otimizações de SEO focadas na experiência do usuário e em responder perguntas e dúvidas.

o que é a posição zero

Como é a posição zero?

Existem duas características bastante distintas nos snippets em destaque:

  1. Imagem e texto são independentes. Podemos ter o texto de um site e a imagem de outro.
  2. Posicionamento também é independente. Podemos estar na 5ª posição da primeira página, mas aparecer no resultado de destaque.

Assim, esse posicionamento especial não leva em consideração altíssimas otimizações de SEO, nem backlink é levado em consideração.

Como otimizo para a posição zero?

Já pudemos entender que esses Rich Snippets são respostas a perguntas e, ultimamente, temos feito testes e estudos sobre o assunto. Chegamos à conclusão de que não é somente responder a uma pergunta, mas responder rapidamente a essas perguntas. 

Essa ainda não é uma ciência exata, não temos como afirmar isso ou aquilo, mas avaliações e comparações indicam que a resposta precisa contar com, no máximo, 45 palavras ou 250 caracteres. Isso é equivalente a um pequeno parágrafo, no qual você vai resumir todo o assunto do tópico ali e responder o que a pessoa está precisando de resposta. É necessário ser objetivo.

Por exemplo: 

O que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar vem da luz e calor do sol, aproveitado por meio de diferentes tecnologias, principalmente como aquecimento, energia fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar. É uma fonte de energia sustentável e renovável.

Oferecemos uma resposta em um único parágrafo, com 34 palavras (ou 235 caracteres), indo direto ao ponto.

Agora, essa resposta, em conjunto com as demais otimizações de SEO que a página possa ter, conta com chances de posicionar com essa informação. 

O que mais levamos em consideração para a posição zero?

Outros fatores que auxiliam nesse posicionamento:

  1. A pergunta ser a palavra-chave da página. Identificamos que páginas com heading tags, título, descrição, tópicos, links internos e URL com a pergunta contam com mais chances de posicionar. 
  2. Não precisa ser uma página para cada pergunta, podemos juntar o mesmo assunto com diferentes variações da pergunta e assuntos correlacionados.
  3. Dividir as perguntas e tópicos em heading tags. Sabe aquela pergunta de “O que é energia solar?”? Em uma página ela seria uma heading tag, um H2.

E o que você pode posicionar? É somente texto?

Não. O Google é inteligente e consegue ler demais informações, além de somente texto corrido. Ele pode posicionar outros elementos criados em HTML:

  • Tabelas (tabela mesmo, nada de tableless)
  • Listas (ordenadas ou não)
  • Parágrafos

posição zero

posição zero

E agora?

Alguns devem estar se perguntando: “mas como eu identifico oportunidades de perguntas?”.

O estudo de concorrência é um ponto muito importante de início. A ferramenta chamada SEMRush (https://www.semrush.com/) apresenta, em seus filtros, a possibilidade de listar somente palavras-chave em que o site analisado posiciona em destaque.

Em segunda instância, a pesquisa de palavras-chave convencional pode apresentar termos que os usuários pesquisam.

Por fim, existe uma ferramenta gratuita, chamada Answer the Public (https://answerthepublic.com/), que apresenta todas as pesquisas e possibilidades relacionadas a perguntas que fazem sobre determinada palavra-chave.

Com essas três fontes, você já pode começar a criar suas otimizações em busca da tão sonhada posição 0.

Considerações finais sobre a posição zero

Cada vez mais o Google vai priorizar as pesquisas feitas por voz e pela experiência do usuário, portanto, é importante que as empresas saibam se posicionar perante a concorrência nas buscas. Esse processo todo de otimização leva, em média, de 4 a 6 meses para mostrar resultados. E é muito importante levantamos os seguintes dados no planejamento:

Em um estudo, o aHrefs chegou à seguinte conclusão:

  • No geral, os resultados de busca SEM snippets contam com um CTR de 74%. Disso, todo mundo que mexe com SEO já sabe. 
  • Em comparação, SERPs COM snippets em destaque contam com 70% de cliques. Ok, nada muito complicado aqui. 

Agora a coisa pega pesado:

  • Os snippets contam com uma taxa de clique de apenas 9%. O primeiro lugar continua recebendo a maior parcela de cliques, sendo 20%.

posição zero

(Se quiser ver o estudo, acesse-o aqui: https://ahrefs.com/blog/featured-snippets-study/)

Chocante, não é?

Por isso, é importante alinharmos esse recurso com as estratégias de marketing e, assim, planejarmos bem o que queremos. Dependendo do objetivo que queremos alcançar, esse recurso não é interessante. É melhor focar os esforços em alcançar o primeiro lugar. 

E você, o que acha dessa adição aos resultados de busca? É importante as marcas posicionarem? Ou ainda é importante focar naquelas posições estratégicas tradicionais do SEO?

Newsletter

Posts recentes

Fale com nossos especialistas

Consultoria Digital
Consultoria Digital

SEO com quem entende do assunto