Como fazer gestão de clientes corretamente?

Sumário

A gestão de clientes é fundamental para garantir que a sua empresa venda mais e seja sempre lucrativa.

Mas como fazer a gestão de clientes corretamente? Esse processo precisa ser bem-estruturado – e é justamente sobre isso que falamos neste post. Confira!

O que é gestão de clientes? Entenda de forma simples

Basicamente, a gestão de clientes envolve a estruturação de um processo que visa criar um relacionamento entre sua empresa e seus potenciais clientes.

O principal objetivo da gestão de clientes é atrair, converter, fidelizar e, até mesmo, reconquistar os mais antigos.

É com uma gestão de clientes forte e bem-estruturada que você consegue se manter presente para o consumidor, gerar uma conexão e, então, oferecer seus produtos e serviços com mais chances de fechar uma venda.

Por que fazer a gestão de clientes?

Ao fazer uma boa gestão de clientes, você garante benefícios para a empresa e para o consumidor. Alguns deles são:

  • Atendimento ágil e de qualidade;
  • Aumento das vendas, inclusive por upsell e cross-sell;
  • Atração de novos clientes por meio de indicações feitas pelos clientes atuais;
  • Fidelização;
  • Relacionamento mais próximo com o público-alvo em geral.

5 dicas para fazer gestão de clientes corretamente

Quer fazer a gestão de clientes de forma correta? Confira 5 dicas certeiras:

1. Comece pelo planejamento e pela comunicação dentro de casa

O primeiro passo para fazer a gestão de clientes é se organizar, realizar um bom planejamento e garantir que a comunicação esteja fluindo adequadamente dentro da empresa.

Isso tudo é fundamental para que os dados dos clientes permaneçam bem-organizados e a equipe possa estruturar um processo de atendimento.

Com todos os dados organizados, o processo de atendimento é facilitado e, consequentemente, o cliente sente que tem suas demandas ouvidas.

2. Ouça e entenda as demandas dos seus clientes

Muitas reclamações de consumidores com relação ao atendimento giram em torno de não ter suas demandas ouvidas e solucionadas.

É crucial entender do que seu público precisa e de que forma entregar isso a ele – o que gera confiança e, consequentemente, um relacionamento mais próximo.

Além de garantir um atendimento de qualidade, ao ouvir o cliente, você pode fazer o levantamento dos objetivos do público-alvo e analisar se o que sua empresa oferece está de acordo com eles. Assim, é possível alinhar expectativas e evitar decepções.

3. Invista no Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é um dos pilares da gestão de clientes nos dias de hoje, desenvolvendo estratégias que estão sendo cada vez mais incorporadas pelas marcas.

Por meio de técnicas bem-estruturadas, o Marketing de Relacionamento é capaz de estreitar o vínculo entre a empresa e o público, gerando mais competitividade no mercado ao desenvolver uma identidade que casa com o que o consumidor procura.

É importante notar que o Marketing de Relacionamento costuma atuar via redes sociais e e-mails, utilizando comunicação amigável e inclusiva, passível de construir um vínculo próximo e sólido.

4. Preste atenção aos clientes “empacados” no funil de vendas

Muitas vezes, o cliente pode ir até uma determinada etapa do funil e permanecer por lá, já que não chegou a fazer contato com a empresa.

Ainda que ele esteja ciente do bom trabalho desenvolvido pela sua empresa, não chegou a criar um relacionamento – mas isso não significa que ele não tenha um alto potencial para fechar negócios.

Lembre-se de dedicar algum tempo a esses clientes porque, certamente, eles não estão recebendo a devida atenção.

5. Invista em um CRM

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar na gestão de clientes.

Ao colocar o cliente como peça central, o CRM ajuda na gestão do relacionamento com o público por meio de coleta, processamento e análise de dados.

Com base nesse banco de dados, a equipe responsável pela gestão de clientes pode oferecer produtos específicos que vão ao encontro das demandas e desejos do público, aumentando as vendas e o valor do ticket médio.

Precisa de um CRM para fazer a gestão de clientes?

O CRM é muito válido se a sua empresa busca fazer a gestão de clientes corretamente e desenvolver um bom relacionamento com o público.

Por meio do CRM, é possível gerenciar, em uma única plataforma, dados de leads, consumidores, contas e oportunidades. Além disso, ele também armazena todo o histórico dos clientes, incluindo as interações que já foram feitas.

Assim, a plataforma fornece meios para estreitar o relacionamento entre os setores da empresa (como vendas, Marketing e atendimento) com o público-alvo e clientes em potencial.

Deseja fazer a gestão de clientes corretamente? Conheça a consultoria em CRM da CD

A Consultoria Digital é uma empresa de Marketing Digital que, além de estruturar técnicas de Marketing para alavancar suas vendas, ajuda na gestão de clientes por meio da consultoria em CRM.

A consultoria em CRM da CD estrutura a plataforma para que você faça:

  • Configuração da base de dados;
  • Controle de atividades e tarefas;
  • Controle de propostas;
  • Gestão da equipe de vendas;
  • Gestão do ciclo de vendas;
  • Gestão do funil de vendas personalizado;
  • Integração com RD Station Marketing;
  • Score de oportunidades.

Navegue pelo site para saber mais sobre a consultoria em CRM da CD e veja como nossa equipe de especialistas te ajuda a fazer a gestão de clientes corretamente.

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