Como funciona uma Consultoria de SEO?

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Sumário

Definitivamente a pergunta que mais recebo aqui na Consultoria Digital é: “Como funciona a Consultoria de SEO na sua agência?”

Para responder a esta pergunta gravei o vídeo abaixo onde explico como trabalhamos com a Consultoria de SEO desde a solicitação do orçamento e depois entro em detalhes sobre os principais ciclos do projeto de SEO.

Abaixo seguem mais detalhes sobre as etapas explicadas no vídeo.

Orçamento da Consultoria de SEO

Antes de enviar uma proposta para o cliente, nós avaliamos o cenário em que o cliente se encontra atualmente para definir o quanto de esforço será necessário para obter resultados satisfatórios.

São avaliados os diversos pontos, tais como:

  • Navegabilidade
  • Velocidade
  • Mobile Friendly
  • Linguagem de programação
  • Etc

Se todos estes pontos estiverem ruins, será necessário um maior esforço do analista de SEO, pois antes mesmo de começar a pensar em estratégias avançadas de SEO, será necessário muito trabalho para corrigir e melhorar o site atual.

Em muitos casos é mais recomendável fazer um novo site do que trabalhar o site atual.

Além destas questões nós buscamos entender os motivos pelos quais o cliente deseja trabalhar o SEO do site dele. As respostas mais comuns são:

  • Obter mais visitas
  • Vender mais
  • Passar meu concorrente
  • Ficar em primeiro lugar para determinadas buscas

Também verificamos quem faz a manutenção do site do cliente, pois se enviarmos as análises e ninguém implementar em tempo hábil, de nada servirá a Consultoria de SEO e com certeza o cliente irá cancelar, visto que não terá resultados.

Quando o cliente não tem equipe para fazer a manutenção do site, nós da Consultoria Digital oferecemos no orçamento um pacote de horas de manutenção para que as otimizações sejam implementadas pela nossa equipe de desenvolvimento.

Reunião de Briefing

Após o aceite da proposta é realizada uma Reunião de Briefing com o cliente. Nesta reunião definimos o que determinará o sucesso do trabalho de SEO, ou seja, definimos objetivos mensuráveis para que o cliente possa acompanhar se está obtendo retorno.

Os objetivos podem ser medidos através de:

  • Visitas orgânicas
  • Vendas orgânicas
  • Melhora no posicionamento de palavras-chave
  • Qualidade do visitante orgânico

Com tudo definido, passamos para os ciclos de SEO.

Otimização On-Page

O primeiro ciclo do projeto de SEO é a otimização dos elementos On-Page, ou seja, vamos levantar todos os problemas e oportunidades que o site possui em questões de código e usabilidade. Isso é importante para que o site possa ser lido e compreendido de forma mais clara pelos mecanismos de busca.

Com um código otimizado fica muito mais fácil de o Googlebot ler as informações do site e com isso classificar as páginas corretamente.

Em diversos casos, somente com as otimizações On-Page nós já conseguimos excelentes resultados.

Otimização do Conteúdo

Após as correções On-Page estarem implementadas, nós passamos para as otimizações de conteúdo. Neste segundo ciclo de SEO nós verificamos:

  • Quais conteúdos existentes precisam ser melhorados
  • Quais conteúdos e páginas precisam ser desenvolvidos
  • Como engajar o público com a marca

Neste ciclo entra o trabalho de Marketing de Conteúdo, onde o conteúdo não está lá apenas para que os mecanismos de busca leiam. O conteúdo é criado para ajudar os seus visitantes e engajá-los com a sua marca.

Isso faz total diferença nos resultados, pois é muito mais fácil vender novos produtos para um fã da sua marca do que procurar novos clientes todos os dias. Então, engajamento é o mais importante neste ciclo.

Link Building

Um dos fatores de ranking do Google são os links externos que o seu site recebe. Sendo assim nós buscamos formas para que isso aconteça naturalmente, onde nós criamos o que chamamos de Ativos Linkáveis.

Os Ativos Linkáveis são páginas, e-books, vídeos e qualquer outro elemento que o seu público se interesse e queira compartilhar em seus blogs pessoais e redes sociais. Isso vai gerar links de forma natural e ajudar seu site a ficar melhor posicionado. É por isso que é tão importante ter visitantes engajados com a sua marca.

Estes são os principais tópicos que explico para nossos clientes sobre como funciona uma consultoria de SEO.

Mais pontos que você precisa saber

É importante você saber que SEO é um trabalho que traz resultados de médio a longo prazo, por isso nós da Consultoria Digital buscamos alinhar os projetos para ter no mínimo 6 meses, pois este é o tempo que consideramos necessário para trazer resultados para o site de nossos clientes.

Nós atendemos clientes de todos os tamanhos, desde Micro e Pequenas empresas até Grandes Marcas. Sendo assim, caso você tenha se interessado pelo formato que nossa consultoria trabalha, por favor, utilize o formulário abaixo e solicite um orçamento.

Espero que tenha ficado claro como funciona uma consultoria de SEO. Qualquer dúvida deixe seu comentário abaixo.

Caso deseje ver um dos nossos cases, acesse a página da nossa solução de Consultoria de SEO.

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