O Inbound Marketing baseia-se em quatro pilares principais: atração, conversão, venda e encantamento. Mais do que apenas vender um produto, uma empresa que deseja utilizar estratégias de Inbound precisa se preocupar com o que o cliente precisa. 

Na fase de atração, por exemplo, a companhia deve fornecer conteúdos de alta qualidade e relevância. Isso pode ser realizado por meio de um blog, das mídias sociais e dos produtos de seu site. 

Durante a conversão, a empresa precisa se preocupar com a usabilidade de suas landing pages, fazer a utilização de formulários e call to actions bem pensadas para, só então, realizar a venda.

O Inbound não para no momento que a compra é realizada. Sua empresa também precisa criar um relacionamento com esse cliente, e isso pode ser feito por meio da oferta de mais conteúdo relevante e um bom serviço de pós-compra.

Como fazer Inbound Marketing? 

Atualmente, o Inbound Marketing é uma das mais efetivas metodologias do Marketing Digital. Ao invés de buscar ativamente o cliente, o Inbound propõe que empresas apliquem técnicas para atraí-los e fidelizá-los por meio de uma trilha composta por  conteúdos de qualidade. 

O objetivo é guiar o possível cliente por todos os passos até a conversão, passando pelo reconhecimento do problema, consideração da solução e, por fim, a compra. Tal estratégia pode ser colocada em prática com recursos relativamente comuns e  acessíveis, tais como blogs, newsletters, postagens em redes sociais e mais.

Se você quer saber como fazer Inbound Marketing e como essa metodologia funciona, continue acompanhando os próximos tópicos deste artigo. 

Quais são as vantagens de aplicar o Inbound Marketing na sua empresa? 

Aplicar essas estratégias pode:

  • Ajudar a sua empresa a se posicionar como uma referência no mercado;
  • Ajudar a atrair novos clientes e alcançar públicos diferentes;
  • Diminuir custos com mídia paga. 

Mas como fazer Inbound Marketing na prática? Veja nos tópicos a seguir:

Defina o público-alvo e crie as personas

Entenda quem são seus potenciais clientes e como eles se comportam. Procure pesquisar sobre seus hábitos de consumo de conteúdo e busque maneiras de acomodar essas necessidades por meio da comunicação de sua empresa.

Dando um passo além, personalize esse público ainda mais criando uma persona, uma espécie de cliente ideal que conta com informações mais detalhadas. Fazer isso torna a sua comunicação muito mais efetiva e aumenta as chances de conversão. 

Entenda a jornada de compra

Como seus clientes chegam até o seu site? Uma vez que eles conhecem seu produto ou serviço, quais são os passos necessários para que ocorra uma conversão? Essas são perguntas importantes, uma vez que dificilmente um cliente compra na primeira visita a um site. 

Trabalhe o funil de vendas

Uma vez que a sua persona e jornada de compra estão delimitadas, é o momento de planejar o conteúdo que será produzido pela sua empresa, levando em consideração as etapas do funil de vendas do Inbound Marketing:

Além disso, é possível adicionar a análise de resultados e a retenção de clientes nesse processo, já que essas são duas fases essenciais para o sucesso de qualquer estratégia de Inbound. 

Como funciona o Inbound Marketing?

O funil de vendas – com as etapas de atração, conversão, relacionamento e venda –  representa os pilares do Inbound Marketing. Cada uma dessas etapas demandam ações específicas da empresa e do cliente, as quais são guiadas por meio da trilha de conteúdo planejada previamente.

Na fase de atração, por exemplo, podem ser utilizados recursos como as páginas em redes sociais e o SEO. Enquanto isso, na fase de conversão, são utilizadas as landing pages e formulários para captação de leads. 

Já no relacionamento, são utilizados os e-mails marketing e as newsletters para que o contato com o cliente seja mantido. Por fim, a venda pode ocorrer por meio do site, contato direto com o vendedor ou qualquer outra plataforma de conversão oferecida pela empresa.

Guia de Inbound Marketing