O RD Station é uma plataforma de automação de marketing.

Leia este artigo e saiba quais são seus principais recursos, por que é uma ferramenta importante e como usá-la.

O que é RD Station?

Essa plataforma conta com softwares desenvolvidos especificamente para contemplar todas as etapas de um planejamento estratégico de Marketing Digital.

Por meio do RD Station, as empresas podem administrar dados, informações, conteúdos e tudo o que for de relevância para sua presença digital. 

Dessa forma, pode-se:

  • Planejar estratégias de Inbound Marketing e SEO;
  • Gerar, gerenciar e nutrir leads;
  • Controlar interações e publicações nas redes sociais;
  • Analisar os resultados de campanhas e anúncios;
  • Automatizar fluxos de e-mails;
  • Analisar relatórios;
  • Ter ampla visão sobre o funil de vendas.

Ou seja, com a ferramenta, é possível analisar e direcionar todas as estratégias de Marketing da empresa, ampliando as chances de alcançar os melhores resultados.

O que é necessário para usar o RD Station?

Para tirar o melhor proveito do RD Station, você precisa saber o que é necessário para usá-lo. Partindo do pressuposto de que ele é uma plataforma repleta de ferramentas para automação de Marketing, é fundamental desenvolver um planejamento estratégico para garantir que o investimento traga retorno.

Você pode contar com o auxílio de uma agência de Inbound Marketing para isso. E acredite: essa é uma das ações mais importantes para tirar o melhor proveito do RD Station e expandir as oportunidades de vendas.

Quais ferramentas existem dentro do RD Station?

Ferramentas de integração

O RD Station se adapta às principais plataformas de e-commerce do mercado, possibilitando a integração com a Tray, Magento, Loja Integrada, Loja Virtual, WooCommerce, VTEX e Shopify.

Isso é fundamental para gestores de lojas conseguirem atingir os melhores leads na hora de oferecer um conteúdo, promovendo o aumento da taxa de abertura de e-mails e, consequentemente, das oportunidades de vendas.

Ferramentas de estratégia para atração de leads qualificados

Por meio dos Planos de Sucesso, ferramenta do RD Station, é possível criar um planejamento com atividades, responsáveis e prazos.

As funcionalidades de SEO para otimização de páginas e sites presentes nessa ferramenta, assim como o painel de palavras-chave, permite o monitoramento contínuo do site e identificação do que precisa ser otimizado para melhorar o posicionamento em buscadores, como o Google.

Ferramentas de conversão de visitantes em leads e oportunidades

O RD Station permite que você acesse e armazene dados de visitantes por meio de formulários, pop-ups e landing pages sem que seja necessário uma equipe para tal.

Trata-se de uma ferramenta de suma importância, inclusive, para poupar a equipe de ter que lidar com códigos de programação, podendo focar em tarefas que são prioritárias para o negócio. 

Com isso, a empresa passa a captar informações sobre visitantes e criar bases de contatos de acordo com o perfil e os interesses para, posteriormente, nutrir esses leads e conduzi-los pelo funil de vendas até transformá-los em oportunidades de fidelização.

Ferramentas de relacionamento com leads e clientes

Para que os leads sejam nutridos, isto é, recebam conteúdo relevante e engajador, que seja capaz de criar um vínculo entre a marca e o usuário, é preciso investir bastante em relacionamento.

A chave para o bom relacionamento está em dados e informações. Com as ferramentas do RD Station, você tem acesso ao histórico completo de comportamentos da sua base de leads, podendo criar diferentes segmentações e entregar a cada um deles um conteúdo específico e diferenciado.

A plataforma RD Station ainda permite criar campanhas de e-mail marketing e automatizar ações de nutrição e relacionamento pela ferramenta Automação de Marketing.

Ferramentas de identificação de oportunidades e fechamento de vendas

Uma das principais ferramentas do RD Station é o Lead Scoring, que tem como principal função atribuir notas aos leads da base de acordo com critérios que você pode estabelecer, como “perfil” e “interesse”, por exemplo.

Além disso, pelo Lead Tracking, outra ferramenta, pode-se monitorar todas as visitas feitas pelo lead dentro do seu site.

Dessa forma, é possível identificar as reais oportunidades de vendas e encaminhá-las ao setor comercial.

Ferramentas de análise e mensuração de dados e resultados

Pelo dashboard principal do RD Station, você pode acompanhar de perto o desempenho de campanhas e o alcance das metas, tendo visão clara do que está dando certo ou do que precisa ser melhorado.

A ferramenta Análises de Canais, também no RD, permite identificar quais canais estão surtindo os melhores resultados dentro de uma campanha em específico, o que inclui retorno sobre contatos, visitantes e vendas.

Como usar o RD Station na prática?

Saber como usar o RD Station pode ser o diferencial para o sucesso do seu negócio. Na prática, é preciso contratar o software para ter acesso a todas as ferramentas e funcionalidades que citamos até aqui.

O RD Station pode ser contratado a partir da escolha de um plano, o que deve levar em consideração as demandas e necessidades do seu negócio especificamente.

Além disso, cada empresa pode optar por versões customizadas da plataforma – mas como saber qual é a melhor para o seu negócio? O mais recomendável é contar com o auxílio de uma agência de Inbound Marketing especializada em RD Station.

Guia de Inbound Marketing