Outbound e Inbound Marketing

O Inbound Marketing e o Outbound Marketing são dois lados da mesma moeda. Enquanto o Inbound visa atrair clientes de maneira espontânea, o Outbound foca em uma busca mais direta e proativa. 

Ainda que, quando aplicado corretamente, o Outbound Marketing possa gerar resultados realmente sólidos para as empresas, é impossível se desvencilhar da noção de que ele é uma prática de mercado datada. 

Isso ocorre porque o Outbound se caracteriza por uma comunicação de mão única, ou seja, que parte exclusivamente da empresa e não dá ao consumidor um espaço de resposta, sem haver, portanto, um diálogo. 

Além disso, por se tratar de um método mais abrangente de contato com o cliente, os resultados de estratégias Outbound são, frequentemente, difíceis de se mensurar, já que não é possível saber com certeza quantas pessoas viram um outdoor ou um comercial na TV, por exemplo. 

Ambas as estratégias, é claro, têm por objetivo a venda. A metodologia Inbound, no entanto, é capaz de criar um relacionamento entre empresa e consumidor, aumentando as chances de que uma conversão se torne recorrente. 

O que é Marketing Inbound e Outbound?

O Outbound e Inbound Marketing se diferenciam, sobretudo, pela maneira como abordam o cliente. Enquanto no Inbound o cliente é atraído pela criação de conteúdo relevante, no Outbound, a empresa ativamente busca impactá-lo de maneira unilateral.

O Inbound Marketing (método inbound) é uma metodologia relativamente nova e, talvez por isso, é capaz de gerar resultados mais facilmente. Essa dinâmica ocorre porque, por muitos anos, as pessoas estavam acostumadas com uma comunicação empresarial que oferecia pouco ou nenhum espaço para a opinião do cliente.

Com o Inbound Marketing, essa realidade mudou, já que a metodologia coloca a experiência do consumidor como pilar central das etapas de conversão. 

O Outbound caracteriza-se quando a empresa busca atingir o cliente, mas de maneira mais direta. Bons exemplos da implementação da metodologia Outbound são os outdoors, os anúncios em revistas, jornais e também na televisão. 

Essa metodologia também se destaca por aplicar métodos mais intrusivos e até mesmo irritantes para os usuários, como os e-mails marketing repetitivos e as ligações de call center, que sempre acontecem na pior hora possível, interrompendo atividades cotidianas e criando uma péssima impressão com o cliente. 

Tudo isso contribuiu para que o Outbound Marketing fosse conhecido como uma prática datada e pouco eficiente. Contudo, essa não é, realmente, a verdade. Muitas práticas Outbound eram a norma até poucos anos atrás, mas a alta concorrência pela atenção do cliente nesses meios mais tradicionais torna esta uma estratégia que requer amplo planejamento e um orçamento mais robusto. 

Com a preparação correta, isto é, com planejamento e direcionamentos, o Outbound pode gerar bons resultados, mas nem sempre ele é realizado dessa maneira. 

Guia de Inbound Marketing