O que é Bing Webmaster?

O Bing Webmaster Tools é uma central de controle que se compara ao Google Search Console por promover o monitoramento de sites e análises de SEO, mas pertencente ao Bing (e não ao Google).

O Bing é um dos maiores buscadores do mundo, e as ferramentas contidas no Bing Webmaster Tools ajudam gestores e profissionais do marketing digital a acompanharem a performance de sites e páginas.

Assim, é possível providenciar as modificações que são necessárias para melhorar o ranqueamento entre os resultados de uma busca.

Os principais recursos do Bing Webmaster são:

  • Análises e otimizações para mobile;
  • Ferramentas de pesquisa, diagnóstico e planejamento;
  • Alertas e notificações automáticos;
  • Painel organizado com os principais dados das páginas monitoradas;
  • Relatórios de SEO detalhados.

Como escolher entre Bing Webmaster Tools ou Google Search Console?

Ambas as plataformas são bastante semelhantes, sendo consideradas concorrentes diretas.

Em geral, você pode utilizar os dois sistemas de forma simultânea para ter uma visão mais ampla e com mais dados referentes aos sites monitorados, à qualidade do conteúdo e ao SEO.

No mais, algumas configurações são mais simples no Search Console, enquanto outras demandam conhecimentos mais complexos – e o mesmo ocorre com o Bing Webmaster.

As duas plataformas são ótimas se você visa identificar possíveis tendências de pesquisa, elementos que precisam de otimização dentro do seu site e como está a evolução da marca dentro dos dois buscadores.

Conclusão: não se prenda a escolher uma plataforma em detrimento da outra. Aproveite as vantagens de ambos os sistemas para fortalecer suas estratégias de otimização de sites.

Como cadastrar seu site no Bing Webmaster Tools?

Para fazer o cadastro de um site no Bing Webmaster Tools, basta seguir o passo a passo:

  • Comece escolhendo uma conta para fazer o cadastro, que pode ser a conta do Google, da Microsoft ou do Facebook;
  • Acesse o site do Bing para Webmasters, clique em “Introdução” e escolha uma das opções para fazer o cadastro;
  • Se você utilizar a mesma conta que está cadastrada no Search Console, poderá importar as informações para o Bing Webmaster, senão será preciso adicionar a URL do site;
  • No caso de utilizar a conta do Google Search Console, você poderá escolher qual propriedade deseja importar e concluir a configuração;
  • Além disso, precisará escolher um método de verificação, que pode ser:
    • Meta tag para adicionar na tag <head> do site;
    • Upload de um arquivo .xml para a raiz do site;
    • Registro CNAME para adicionar ao DNS.

Importante: quem já utiliza o WordPress encontra vários plugins que possibilitam a inserção do código da meta tag.

Depois de ter confirmado a propriedade, basta ir ao menu de Sitemaps e enviar o link do sitemap do seu domínio. Está feito o cadastro básico do Bing Webmaster.

Bing Webmaster e SEO

As possibilidades presentes no Bing Webmaster envolvem ferramentas que são muito importantes para a otimização de sites, como pesquisa de palavras-chave, erros de rastreamento e a elaboração de relatórios.

Os relatórios de SEO produzidos pelo Bing Webmaster apontam para o atual status das páginas do site cadastrado e ainda mostram diversas sugestões para que seu site siga as boas práticas valorizadas pela plataforma.

Basta clicar em uma sugestão que será exibida uma descrição com as ações que precisam ser tomadas para corrigir possíveis problemas.