O que é Core Web Vitals

O Core Web Vitals é considerado um conjunto de métricas utilizadas pelo Google para entender se um site apresenta um bom desempenho.

A partir das métricas, é possível avaliar o quão otimizado um site está para receber os usuários e proporcionar uma experiência satisfatória a eles.

Por que o Core Web Vitals é importante para o SEO?

O Google anunciou que as métricas do Core Web Vitals foram incorporadas aos sinais de posicionamento.

Isso significa que a avaliação do Core Web Vitals será feita pelo Google e será utilizada para decidir, em conjunto com outras métricas, em qual posicionamento o site vai ficar nas pesquisas.

Dessa forma, as páginas que se adequarem ao CWV podem ganhar posições de ranqueamento e se tornar mais relevantes no buscador.

Quais métricas o Core Web Vitals analisa?

As métricas utilizadas pelo Core Web Vitals são o Largest Contentful Paint (LCP), o First Input Delay (FID) e o Cumulative Layout Shift (CLS).

Largest Contentful Paint (LCP)

Essa métrica é utilizada para mensurar a velocidade de carregamento percebida pelo usuário. O LCP avalia o tempo de renderização da maior imagem ou bloco de texto visível.

O ideal é otimizar o site para que esse tempo seja de até dois segundos e meio.

First Input Delay (FID)

Essa métrica indica o tempo que uma página demora para responder aos cliques dos usuários. 

A otimização deve ser feita para que esse tempo seja de até 100 milésimos de segundos.

Cumulative Layout Shift (CLS)

O CLS mede o quão instável visualmente é uma página no que tange ao seu layout. 

Para obter bons resultados no Core Web Vitals, o ideal é ter uma pontuação menor que 0,1.

Além das métricas mencionadas, é importante se atentar a outras que o Google utiliza para mensurar a experiência do usuário nas páginas. Veja quais são elas:

  • Compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Certificado de segurança HTTPS;
  • Não exibição de pop-ups intrusivos.

O que fazer para melhorar a pontuação do Core Web Vitals?

Para ter uma pontuação mais elevada no Core Web Vitals, você precisa, antes de tudo, identificar quais são os problemas do seu site. 

Isso pode ser feito por meio de algumas ferramentas, como o Google Lighthouse, o WebPageTest, o Google Search Console, entre outras.

Os dados coletados e analisados pelo Google são obtidos por meio de experiências reais dos usuários. O site deve ter ao menos 75% de pontuações positivas nas medições realizadas pelo Google para ser considerado bom.

Depois disso, é importante fazer alguns ajustes, tais como melhorias no tempo de resposta do servidor, redução no tempo de carregamento dos elementos da página e inclusão de atributos de width e height para recursos visuais, como imagens e vídeos.

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