O que é Google Discover?

O Google Discover é um recurso que foi criado pelo Google para oferecer conteúdos de relevância, principalmente notícias, aos usuários que estão em seus dispositivos móveis sem que eles cheguem a fazer uma busca.

O principal objetivo do Google Discover é prever a intenção de busca do usuário, mostrando a ele conteúdos que possam interessar.

Como funciona o Google Discover?

Ele está disponível em dispositivos móveis. Especificamente em smartphones, pode ser acessado de três formas:

  • Pelo navegador mobile ao acessar “google.com.br”;
  • Pelo app do Google, tanto para Android quanto para iOS;
  • Deslizando a tela inicial para a direita (não se aplica a todos os dispositivos).

Assim como em uma rede social, no Google Discover o usuário pode rolar o feed para ver todos os conteúdos que estão disponíveis.

Esses conteúdos são exibidos em cartões que contêm um título, uma imagem, um trecho inicial, o domínio e a data de publicação. Ao clicar no cartão, o usuário é levado até a página original do conteúdo.

Vale a pena otimizar conteúdos para o Google Discover?

A sua reputação e a imagem que os usuários possuem da sua marca podem ser amplamente beneficiadas se o seu conteúdo aparecer de forma espontânea ao usuário no feed do Google Discover.

Para ter mais chances de aparecer no Google Discover, é preciso otimizar o conteúdo promovendo algo que seja mais personalizado, visual, relevante e adaptado ao mobile. É nesse sentido que sua presença on-line deve seguir.

Importante: produzir conteúdos multimídia e com qualidade, independentemente do formato, aumenta ainda mais as chances de uma página do seu site aparecer no Google Discover.

Como mensurar os resultados com o Google Discover?

O Google Search Console disponibiliza um relatório específico sobre os resultados do Google Discover. Entre os dados, é possível analisar cliques, impressões e CTR dos conteúdos que apareceram no feed pelos últimos 16 meses.

É importante notar que o Google Discover é um recurso que ainda tem muito o que ser aprimorado conforme ganha notoriedade entre marcas e usuários, mas desde já ele é considerado uma boa oportunidade.

Neste momento, investir na otimização de conteúdos por meio de uma consultoria de SEO é recomendável se você visa ganhar mais tráfego orgânico e aumentar a notoriedade do seu site.

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