O que é Google Search Console?

O Google Search Console é um dos recursos oferecidos pelo Google para ajudar profissionais de Marketing e gerenciadores de sites na tarefa de monitorar a visibilidade e a autoridade das páginas entre os resultados de uma busca.

Trata-se de uma plataforma do Google que conta com diferentes ferramentas para ajudar quem busca ter seu site encontrado e indexado corretamente.

Como funciona o Google Search Console?

No Google Search Console, há ferramentas e relatórios que ajudam a identificar problemas que precisam ser solucionados para evitar prejuízos envolvendo o ranqueamento de páginas e sites.

As melhorias apontadas pelo Search Console podem envolver:

  • análise e compreensão de onde vem o tráfego;
  • identificação e resolução rápida de erros no código HTML;
  • oportunidades de linkagem interna;
  • mais velocidade de carregamento das páginas;
  • otimização da estratégia de backlinks;
  • melhorias importantes de SEO visando ao ranqueamento das páginas.

Como configurar o Google Search Console?

  • O primeiro passo é fazer o login com uma conta Google;
  • Abra o menu e selecione a opção “+ Adicionar propriedade”;
  • Nela, opte entre “Domínio” ou “Prefixo” do endereço URL e adicione o endereço do site na opção desejada, de acordo com as instruções que aparecerão;
  • Se optar por “Prefixo do URL”, é recomendável selecionar a opção “Tag HTML”, que promove uma verificação mais eficiente. No caso de escolher “Domínio”, será preciso fazer uma modificação no DNS do site;
  • Finalizado esse procedimento, basta voltar ao Search Console e clicar em “Verificar”. Sua configuração estará pronta para começar a funcionar.

Quais são as principais métricas para acompanhar no Search Console?

Em “Desempenho”, dentro do Google Search Console, você pode analisar 4 métricas bastante importantes. São elas:

Cliques

A quantidade de cliques que as páginas do seu site tiveram ao aparecer entre os resultados de uma pesquisa feita no Google.

É um dado que ajuda a mostrar o quão interessante os conteúdos que você publica são aos olhos dos usuários.

Impressões

O número de vezes que uma página do seu site apareceu entre os resultados de uma pesquisa feita no Google.

As impressões ajudam a ver o quanto o Google está considerando o seu conteúdo relevante para aparecer nas buscas dos usuários.

Posição

A posição em que páginas do seu site aparecem em determinados resultados de busca diz muito sobre quando você precisa de otimização de sites ou investir em uma consultoria de SEO.

Se uma URL aparece em 3º lugar, mas outra aparece em 7º, você precisa estipular uma média (3+7)/2 para saber como está. 

CTR

A Taxa de Cliques (ou Click Through Rate) faz uma relação entre os cliques e as impressões para que se possa chegar à porcentagem de impressões que gera um clique.