Na product page SEO, as heading tags existem para que os algoritmos dos mecanismos de busca consigam analisar a importância do conteúdo presente em uma página, no sentido de que forma um site organiza a estrutura textual.

O primeiro ponto a ser observado diz respeito à utilização da palavra-chave, que precisa estar presente ao longo do texto, mas também no título e em pelo menos um subtítulo.

Ainda hoje há quem não dê a devida importância às heading tags, mas os profissionais de SEO sabem que elas são responsáveis por hierarquizar as informações de uma página, o que melhora a experiência do usuário – fator determinante para que o Google considere um conteúdo relevante.

A estrutura das heading tags

As heading tags correspondem aos títulos e intertítulos, sendo o H1 o título 1, o H2 o título 2 (ou subtítulo), e assim por diante. Um conteúdo pode chegar a ter até o H6, por exemplo.

Importante: o H1 não é o nome do site, e sim o título do assunto que vai ser tratado na página. Utilizar o nome do site no H1 da product page é um erro que deve ser evitado.

O H2, por sua vez, é o primeiro subtítulo e diz respeito à informação mais importante depois do título. Sendo assim, cada H representa uma seção da página, como no exemplo a seguir:

H1: Tênis branco da Nike

  • H2: Descrição do produto
    • H3: Especificações técnicas
  • H2: Perguntas frequentes
  • H2: Reviews
    • H3: Comentários

Como usar as heading tags

No exemplo fica claro que os assuntos estão organizados por grau de importância e que alguns se relacionam. Há um tema macro como sendo o H1, e o assunto vai sendo destrinchado com suas informações ao longo dos subtítulos.

Cada página do site possui apenas um H1, enquanto o H2, H3, e assim por diante, podem ser repetidos o quanto for necessário – sempre de forma condizente e sem exageros.

Não é necessário usar todas as heading tags nas páginas do site. Muitas vezes, os conteúdos vão até à tag H3. Não é necessário adicionar muitas tags, o que importa é tornar o conteúdo organizado para melhorar a experiência do usuário.

As heading tags dão sentido ao texto, a uma sequência, o que facilita a análise do Google e a leitura do usuário.

Importante: em um mundo que valoriza cada vez mais o que é chamado de leitura dinâmica, as pessoas tendem a passar os olhos pelas heading tags e ver se há algo interessante. Por meio delas, é possível utilizar chamariscos para prender o leitor.

Enfim, as heading tags são elementos bastante importantes para a product page SEO e podem ser de grande valia na otimização de sites.

GUIA DE SEO