Link Building 

Entre as principais estratégias de SEO, está o link building. Ele consiste em um conjunto de ações realizadas para a busca de links externos, também chamados de backlinks, apontando para páginas do site da empresa. O seu objetivo é, basicamente, desenvolver uma rede de links que orientam o tráfego e fornecem mais destaque nos mecanismos de busca. Quanto mais backlinks de sites de qualidade estiverem direcionados para determinada página, mais relevante ele será, possuindo maior autoridade dentro do algoritmo do Google. 

Algoritmo do Google

Antes de colocar em prática as técnicas de link building, é necessário entender o que influencia a análise de links do Google, uma vez que o seu algoritmo utiliza inúmeros fatores para posicionar uma página no ranking.

Alguns desses principais fatores são a quantidade, diversidade e contexto dos links, texto âncora, velocidade de ganho dos links, confiabilidade e a categorização de quais links (externos ou internos) têm maior peso no rankeamento. 

Ferramentas de análise

A análise de backlinks pode ser feita por meio de ferramentas específicas, como a aHrefs e o SEO Profiler

Na aHrefs, ao colocar o domínio do site que se deseja avaliar, é possível investigar a quantidade de backlinks espalhados pela internet, de domínios que apontam esses backlinks, domínios e páginas que referenciam o site, o histórico de ganhos e perdas de backlinks, quais países apontam esses links externos e os textos âncoras que apontam links para o site. 

Já o SEO Profiler é uma plataforma gratuita que possui o mesmo intuito, com recursos semelhantes. No entanto, ela é mais limitada, fazendo com que a aHrefs seja uma melhor alternativa para obter mais informações. 

Backlink de qualidade 

Existem alguns elementos que caracterizam um backlink de qualidade: o contexto, o Domain Authority, o Page Authority e o texto âncora.

Contexto

Pensar no contexto significa entender se o site no qual se está ganhando o backlink possui, efetivamente, uma relação com o nicho em que se trabalha – por exemplo: caso a página seja voltada para a energia solar, não adianta ganhar um backlink que trata sobre o universo da moda, mas sim que fale sobre sustentabilidade ou algum outro assunto relacionado. Assim, é fundamental ganhar backlinks contextualizados, alinhados à postagem.

Domain Authority e Page Authority 

Os conceitos de Domain Authority e Page Authority equivalem às exatas traduções dos termos para o português, ou seja, a autoridade que aquele domínio e aquela página possuem. Existem ferramentas capazes de examinar esses dois fatores, transformando-os em números, fornecendo os respectivos históricos, entre outros dados. 

Texto âncora 

É importante refletir sobre qual palavra estará linkada no site em que determinada página ganhará os backlinks. Isso porque o texto âncora informa para o Google sobre qual temática a página de destino trata, aumentando as chances de se obter sucesso dentro do algoritmo. 

Nofollow e Dofollow

Existem alguns atributos que podem ser adicionados a um link. O atributo rel pode influenciar diretamente como esse hiperlink é interpretado pelo algoritmo do Google. O principal valor que pode ser incluído nesse atributo e que impacta essa interpretação é o Nofollow.

Esse valor sinaliza ao algoritmo que não associe seu site e nem rastreie a página vinculada por meio desse link, ou seja, ele não transfere nenhum sinal de confiança para a página de destino.

Exemplo: <a href=”http://www.seusite.com/” rel=”nofollow”> texto âncora</a>

Agora, se o hiperlink criado não possuir o atributo rel, isto é, se não existir nenhuma instrução sobre como o link deve ser interpretado, este é considerado como Dofollow, link que pode transferir sinal de confiança para a página de destino, influenciando positivamente em seu posicionamento nos resultados de busca.

É possível identificar tanto links Dofollow quanto Nofollow por meio de ferramentas como o SEMrush. 

Estratégias para ganhar backlinks 

Existe uma gama de estratégias que podem ser utilizadas para ganhar backlinks, como guest posts, entrevistas, vagas de emprego, e-books, infográficos, pesquisas de mercado e ferramentas. 

O guest post é um tipo de conteúdo que oferece a possibilidade da página publicar artigos em outros sites que aceitam contribuições de fora. A publicação de entrevistas também é uma boa oportunidade, visto que permite o ganho de backlinks de terceiros.

Caso a empresa esteja com muitas vagas de emprego disponíveis, por exemplo, outra estratégia consiste em anunciá-las, criando uma página responsável por publicar todas essas vagas. Então, quando o RH for divulgar essa página na mídia por meio do uso desse link, diversas pessoas compartilharão, culminando em mais backlinks. Outro tipo de tática que envolve a divulgação está na produção de e-books: ao postá-los, outros sites ou blogs poderão referenciá-los. 

Os infográficos auxiliam na conquista de backlinks, já que a maior parte das pessoas, ao usarem os gráficos em questão, costumam citar a fonte. As pesquisas de mercado também são de grande ajuda. Além disso, há o ganho para ferramentas. Se seu site fornece uma ferramenta on-line de qualidade, as chances de que ela seja divulgada pela sua comunidade são altíssimas.

Saiba mais e entenda a importância do link building no SEO