Links Internos

Links internos são hiperlinks que levam visitantes a outras páginas do mesmo domínio, ou seja, do mesmo site. Um link que leva para a página do nosso Guia de SEO, por exemplo, é um link interno. Enquanto isso, o que leva para o nosso Instagram é um link externo. 

O código usado para links internos é o seguinte: 

<a href=”https://www.consultoriadigital.com.br/guia/seo/“>Guia de SEO</a>

Essa é uma importante estratégia de SEO para sites que desejam construir mais autoridade para suas páginas, melhorar a experiência de usuários e distribuir a relevância de um domínio por todo o site. Apesar disso, alguns cuidados são necessários para que ela seja realmente efetiva. Falamos sobre os principais deles nos próximos tópicos deste artigo. 

Boas práticas de SEO envolvendo a linkagem interna 

Muito se fala sobre a importância dos links internos para o SEO, mas como exatamente eles contribuem na otimização para mecanismos de busca? Em primeiro lugar, eles são maneiras úteis de ajudar esses mecanismos a entender a estrutura de um site, encontrar novas páginas e indexá-las corretamente. 

O Google, por exemplo, tem acesso a um vasto número de páginas de um site, mas isso não quer dizer que todas as páginas estão indexadas. Por mais relevante que uma página seja, ela só pode ser indexada caso faça parte da estrutura de linkagem interna e esteja disponível para rastreio dos bots – ou search spiders

Além disso, a interligação entre páginas conta como fator de determinação de autoridade, ou seja, quanto mais links internos uma página recebe, maior é a sua autoridade dentro desse site. 

Outro ponto a ser levado em consideração é o impacto da linkagem interna na usabilidade de um site. Links internos são ótimas ferramentas de navegação, que ajudam usuários a chegarem na informação que precisam com o menor grau de esforço possível. Cada vez mais, a experiência do usuário é levada em consideração como fator de ranqueamento. Portanto, é importante otimizar a estrutura de um site levando esse fator em consideração.

Motivos que podem tornar uma página inacessível

Existem diversos fatores que influenciam a indexação de uma página. Alguns dos principais deles estão elencados abaixo:

Links em formulários de envio: links internos dentro de formulários não são indexados. Isso acontece porque os bots nunca tentam submeter um formulário e, por isso, não têm acesso aos links contidos nele.

Links acessíveis em caixas internas de pesquisa: os search spiders também não performam pesquisas em um site, por isso, qualquer link que é acessível exclusivamente por esse meio não é indexado.

Links em javascript não analisáveis: ao se usar javascripts na construção de um link, pode-se impossibilitar a análise pelos search spiders. É importante sempre optar por utilizar links HTML tradicionais, sobretudo em páginas de alta relevância. 

Links em plug-ins: usualmente, links embutidos em plug-ins – tais como Java ou Flash – também não são rastreáveis para mecanismos de busca. 

Links em páginas com excesso de linkagem interna: boas práticas de SEO determinam que o número de linkagem interna em uma página não exceda o número de 150. Caso contrário, algumas páginas correm o risco de não serem indexadas corretamente. 

Links em noindex ou nofollow: links com acesso bloqueado para os bots naturalmente não são indexados. 

Links em Frames ou iFrames: linkagens que usam essas estruturas podem não ser rastreadas adequadamente pelos motores de busca.

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