Redirects

Redirects – ou redirecionamentos, em português – são o encaminhamento de um URL para outro URL, isto é, uma maneira de enviar usuários e mecanismos de pesquisa a um URL distinto do original. No geral, é uma prática comum e se apresenta em alguns tipos. 

Tipos de redirects

Os redirects mais usados são o 301, 302 e o meta refresh

Redirect 301 (redirecionamento 301)

O redirect 301 – “movido permanentemente” – é recomendado para SEO, ou seja, faz parte das estratégias de otimização de sites, assim como outras ferramentas de marketing de performance. O redirecionamento 301 faz referência ao código de status HTTP para esse tipo de redirect e tem como caraterística o fato de que ele passa o valor total do link para a página redirecionada. Geralmente, esse tipo de redirect é o mais recomendado para a aplicação em sites. 

Esse tipo de redirect é recomendado para usuários e mecanismos de busca. Utilizar o redirect 301 significa indicar aos bots de mecanismos de pesquisa que determinado URL foi redirecionado de forma permanente, isto é, não houve apenas uma alteração de local temporária, mas que determinado conteúdo pode ser achado no URL novo de forma definitiva. Dessa forma, qualquer autoridade da página original será transferida para o novo URL.

É importante ter em mente que, ao realizar tal atividade, os mecanismos de busca podem acabar demorando um tempo para achar o redirecionamento 301 e dar crédito à nova página com relação à classificação original.

Redirect 302 (redirecionamento 302)

O redirect 302 – “movido temporariamente” – é usado em casos em que um recurso sofreu alterações temporárias. Apesar do Google alegar que, em determinadas ocasiões, o 301 e o 302 podem ser usados de forma semelhante, há evidências que mostram que usar o redirect 302 para momentos em que o URL deve ser redirecionado, de fato, temporariamente, e o 301, para casos permanentes, é o mais indicado.

Assim, essa é a forma mais garantida de ter os créditos vindos dos mecanismos de pesquisa e navegadores. Além do redirecionamento 302, também se apresenta o 307 movido temporariamente, que se mostra como sendo o sucessor HTTP 1.1 do redirect 302. 

Meta refresh

Meta-atualizações – ou meta refresh – não são indicadas como uma estratégia de SEO, não sendo, portanto, uma boa alternativa para um marketing de performance. Isso ocorre devido ao fato de não serem muito utilizadas e causarem uma perda de valor no link redirecionado. 

Esse tipo de redirect se refere, normalmente, a uma contagem de alguns segundos, acompanhando o lembrete: “se você não for redirecionado em cinco segundos, clique aqui”. A meta refresh é executada no nível da página, e não do servidor, sendo mais lenta na maioria das vezes.

Um exemplo de meta refresh pode ser o seguinte:

<http-equiv=”refresh” content=”0; url=https://example.com/”>

É importante ressaltar que, atualmente, a maioria das plataformas CMS (Content Management System) – isto é, gerenciadoras de conteúdos – já oferecem possibilidades para lidar com os redirecionamentos 301 e 302. Em relação ao 301, sendo este parte de uma estratégia de marketing de performance, é sempre essencial atentar-se às boas práticas de SEO ao realizá-la.

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