Hotjar: entenda o que é e como utilizá-lo no dia a dia da sua estratégia

Sumário

O Hotjar é uma ferramenta que se dedica a analisar as interações dos usuários em seu site ou blog, sendo uma peça complementar ao seu planejamento de Marketing Digital.

Hoje, vamos conversar sobre as funcionalidades do Hotjar e por que ele pode ser de extrema importância para o seu negócio on-line.

O que é o Hotjar?

O Hotjar é uma ferramenta que foi desenvolvida especificamente para coletar dados e informações relevantes acerca do comportamento dos usuários que entram em contato com o conteúdo do seu site, página ou blog.

Tais dados são muito importantes para que a empresa possa estudar e aprender cada vez mais sobre as formas como o público-alvo interage e engaja, identificando gargalos ou oportunidades de conversão dos leads em clientes.

Os comportamentos dos visitantes geram registros que podem ser avaliados a qualquer momento.

A partir disso, você pode desenvolver planos de ação para otimizar a nutrição dos leads e encontrar boas oportunidades de interação, diminuindo os obstáculos que impedem o usuário de fechar uma compra.

Para que serve o Hotjar e por que ele é importante para uma estratégia de Marketing Digital?

O Hotjar é muito importante para fornecer dados que ajudem a empresa a mensurar melhor suas oportunidades.

Imagine o quão produtivo pode ser um banco de registros que mostre o que seu público-alvo mais visitou em seu site e o que passou batido?

Trata-se de uma peça-chave para fazer alterações mais adequadas e assertivas, otimizar a jornada de compra e agilizar a conversão do lead em cliente.

Se você possui um site ou blog, qual é a melhor forma de saber se está indo pelo caminho certo, senão a possibilidade de ver com clareza como os visitantes interagem com as páginas? Com o Hotjar, isso é possível.

Como funciona o Hotjar?

O Hotjar é uma ferramenta bastante simples, porém completa. Por isso, é importante que você aprenda como ela funciona.

No vídeo abaixo, Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, agência de Marketing Digital especializada em SEO, dá as principais orientações sobre o assunto. Confira!

A plataforma Hotjar é bastante intuitiva. Por um lado, as partes do site que menos engajam aparecem em tonalidades azuis, enquanto as que mais recebem cliques são representadas pelo vermelho.

Com isso, você e sua equipe podem identificar o que é preciso ser alterado para garantir a melhor experiência possível ao público.

Tanto CTAs (calls to action) quanto links também entram nessa análise, o que ajuda a mensurar qual abordagem gera mais cliques e, até mesmo, se alguma seção está com problemas no carregamento das páginas, por exemplo.

No mais, ao adquirir o Hotjar, você passa a ter acesso a diversas ferramentas que complementam a análise de dados. Vamos a elas?

Quais são as principais ferramentas do Hotjar?

Mapas de calor

Os mapas de calor (mapa de calor site), também chamados de heatmaps, foram idealizados para ajudar a equipe no processo de entender o que um potencial cliente quer quando entra no site.

Ao registrar comportamentos, como cliques, padrões de rolagem de página e o tipo de dispositivo de onde o usuário acessou o site (se móvel ou desktop), é possível determinar qual área do site é considerada “mais quente”.

Funil de conversão

O funil diz respeito a toda a trajetória que um usuário faz, desde o primeiro contato com a marca até se tornar um lead.

Essa ferramenta ajuda a saber quais são os obstáculos que existem no site ou qualquer outro motivo que leve o usuário a sair antes da conversão.

Registro individual de visitas

Pode-se ter acesso ao registro de cada visitante que o site teve. Essa função possui similaridades com o mapa de calor, mas seu propósito é diferente.

Os registros promovem clareza acerca do comportamento do visitante, objetivando identificar possíveis problemas com a usabilidade do site. Trata-se de uma ferramenta bastante utilizada na realização de testes A/B, por exemplo.

Form Analytics

Nessa função, você e sua equipe podem analisar os comportamentos tendo como base um formulário que é apresentado ao visitante.

A partir desse formulário, é possível analisar: quais campos são preenchidos por último, quais são ignorados pelos visitantes, se em algum momento o formulário é abandonado (e qual momento é esse), entre outras variáveis que ajudam a mensurar as demandas dessas personas.

Pesquisas

Uma das ferramentas do Hotjar mais utilizadas diz respeito às pesquisas personalizadas, que são bastante intuitivas tanto para o editor quanto para o usuário.

As pesquisas podem ser alocadas nas páginas do site ou em caixas responsivas nos e-mails, e você pode incluir diferentes tipos de perguntas para interpretar com ainda mais exatidão os perfis e necessidades do público.

Pesquisas de feedback

Essa pesquisa envolve outro tipo de formulário, que se abre após o visitante visualizar uma página do site. Geralmente, ele é composto por uma caixinha que lança perguntas como “Já está de saída? Nos conte o porquê”.

Logo abaixo, há algumas opções de resposta como “Valores dos produtos”, “Valor do frete”, “Prazo de entrega”, etc. Trata-se de outra forma de tangenciar as motivações dos visitantes.

Feedback visual

O feedback visual abre uma caixa com perguntas do tipo “Como você avaliaria essa página?”. Abaixo, são exibidos cinco emoticons, que passam por raiva, tristeza, neutralidade, alegria e satisfação.

O usuário pode selecionar o emoticon que melhor representa sua experiência. Essa é uma forma eficiente e muito simples de mensurar o quanto os visitantes gostaram, ou não, do visual do site.

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A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital, especializada em SEO, que trabalha com ferramentas como o Hotjar. Nós publicamos diariamente diversos conteúdos aqui no blog, em nossas redes sociais (Instagram e Facebook) e em nosso canal do YouTube, explicando e dando dicas sobre as principais ferramentas e estratégias de Marketing Digital.
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