Marketing de relacionamento: o que é e suas principais vantagens

Sumário

O marketing de relacionamento visa a estratégias que estreitam os laços e promovem a fidelização dos clientes.

Para que isso aconteça de forma eficiente, seu negócio precisa investir em algumas ações e garantir a satisfação dos clientes.

Entenda o que é o marketing de relacionamento, como dar os primeiros passos e os principais benefícios desse conjunto de estratégias.

O que é marketing de relacionamento?

Basicamente, o marketing de relacionamento é uma das técnicas do marketing digital que utiliza práticas e estratégias para gerar satisfação nos clientes e, consequentemente, fidelizá-los.

Para que o marketing de relacionamento seja feito de forma eficiente, é preciso construir uma verdadeira cultura de fidelização na empresa.

Veja também: Relacionamento com o cliente com técnicas de Inbound Marketing

Importância do marketing de relacionamento

Por meio do marketing de relacionamento, é possível fazer com que os usuários retornem ao seu site para fechar negócio. Além disso, essa categoria de marketing promove:

  • Melhorias na comunicação;
  • Economia em anúncios pagos;
  • Aumento do LTV (retorno que o cliente traz à empresa a longo prazo).

Como criar uma estratégia de marketing de relacionamento?

Para colocar o marketing de relacionamento em prática, você precisa:

Conhecer seus clientes

Muito além de identificar quem são seus clientes, isto é, seu público-alvo, é preciso conhecer a fundo quem são essas pessoas.

Se você não é capaz de manter um banco de informações completo e atualizado, terá problemas quando tiver que se comunicar com o cliente.

Quer conhecer bem o seu público-alvo? Então, preste muita atenção às oportunidades de atualizar dados cadastrais.

Fazer a segmentação e personalizar os clientes

Após atualizar o banco de dados e informações dos clientes, é imprescindível utilizar bem o material que tem em mãos.

A partir de todas essas informações, é fundamental segmentar os clientes de acordo com critérios relevantes, como gênero ou geolocalização, por exemplo.

Assim, ao diferenciá-los, você pode criar uma comunicação personalizada.

Elaborar ações que tragam os clientes de volta

Há uma série de ações que podem ser implementadas com o objetivo de trazer antigos clientes de volta ao site para fechar uma nova compra ou negócio.

Os programas de fidelidade, por exemplo, fornecem benefícios toda vez que o cliente realiza uma nova compra. Assim, ele fica incentivado a retornar e comprar novamente.

Por meio de ações bem-direcionadas, você cria um ciclo virtuoso que possibilita a fidelização de clientes e a oportunidade de entender melhor o perfil das pessoas que compram da sua marca.

Trabalhar com mais de um canal de relacionamento

Além de comunicar o cliente e fazer ofertas, também é fundamental que você saiba como ouvi-lo. Por isso, é muito importante investir em mais de um canal de relacionamento.

inbound marketing

Por exemplo: além de utilizar as redes sociais para vincular informações e conteúdos relevantes, é recomendável ter um canal de ouvidoria eficiente e preparado para dialogar com os clientes.

Principais vantagens do marketing de relacionamento

Entre as principais vantagens do marketing de relacionamento, vale destacar:

  • Aproximar a sua marca do consumidor;
  • Aumentar o reconhecimento da imagem da marca na internet, assim como criar uma reputação mais positiva;
  • Criar uma comunidade de usuários que dialoguem com a marca e entre si;
  • Desenvolver o setor pós-venda;
  • Estimular novas compras, melhorando a fidelização dos clientes;
  • Promover uma melhor experiência de usuário;
  • Transformar os clientes em promotores da sua marca.

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