Marketing sensorial: como explorar os sentidos no ambiente digital?

Sumário

Como o próprio nome sugere, o marketing sensorial é uma tendência que envolve os sentidos e sensações dos humanos. Essa estratégia de Marketing foi criada para entregar aos consumidores uma experiência completa e, assim, ter mais uma forma de conquistá-los. O marketing sensorial é usado para atrair os consumidores de forma agradável e provocar os cinco sentidos.

A ferramenta pode ser usada em ambientes físicos e virtuais, no entanto, terão formas diferentes de expressão. O interessante é aguçar a percepção do consumidor da forma que for possível. Veja como é possível aplicar essa técnica digitalmente.

Explorando os sentidos do consumidor

Por meio de recursos que estimulam nossos sentidos, uma loja pode garantir o reconhecimento de sua marca.

Audição

Criar uma playlist de músicas relacionada ao perfil do público-alvo ou tocar um som ambiente que transmita tranquilidade é uma boa maneira de despertar a sensação de alegria e bem-estar dos consumidores de forma digital. 

Visão 

Apostar em um bom layout ou em um feed organizado é uma ótima opção para se destacar no mercado digital. Investir em boas fotografias e usar cores e formas para montar uma identidade visual única faz com que a página seja harmoniosa e convidativa, isso chama a atenção dos consumidores de forma positiva. 

Olfato, tato e paladar

Esses sentidos são explorados de outra forma no mundo digital. O recurso que pode ser utilizado para representar bem esses sentidos é a descrição. Descrever de forma detalhada as características de um sabor, cheiro ou textura passa a ideia da sensação que o produto entrega para consumidor. Abuse da criatividade e incentive o consumidor a imaginar como será essa experiência.

Vantagens do marketing sensorial

As marcas estão em constante busca para gerar experiências aprimoradas e inovadoras para seus clientes. Quanto melhor for a experiência do cliente, maior será o vínculo emocional entre ele e a empresa, o que, consequentemente, aumenta as vendas, a fidelização e o engajamento. A partir disso, podemos notar o quanto o marketing sensorial é uma excelente ferramenta de atração e aproximação.

O marketing sensorial usa os gatilhos mentais para facilitar o processo de compra, e isso pode ser bem aproveitado na internet. O ponto mais interessante dessa estratégia é que existem várias possibilidades de aguçar os sentidos, seja focando em um deles, seja trabalhando todos em conjunto. Cada experiência criada envolvendo os sentidos vai despertar um sentimento diferente e único no consumidor.

Estimular e trabalhar com os sentidos dos consumidores faz com que o processo de compra seja feito de maneira mais emocional. Além disso, o marketing sensorial cria pensamentos remanescentes sobre a marca ou o produto na mente do consumidor. O marketing sensorial toca o subconsciente do consumidor e, assim, as marcas que promovem essa estratégia despertam sentimentos que conduzem o cliente até sua empresa.

De fato, incluir novas ações de Marketing é a melhor maneira de acompanhar a competitividade do mercado digital. Em meio a tantas estratégias, o marketing sensorial pode proporcionar resultados sensacionais. Essa estratégia é muito recomendada para as marcas que desejam que seus produtos ou serviços permaneçam no subconsciente do consumidor.

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