O que é AIDA? E o que ele come?

Sumário

Hoje em dia existem diversos estudos no âmbito do estudo do consumidor, isso é um fato.

E dentro deles existe o acrônimo AIDA, que hoje é um conceito bem conhecido e resume o comportamento do consumidor ao realizar uma conversão.

É aplicado no marketing de conteúdo e planejamento de marketing e é de extrema importância na hora de elaborar um texto e passar uma informação.

Antes de mais nada, o conhecimento do público alvo e das personas, para sabermos exatamente como agir nos demais pontos de contato dos consumidores com a marca.

O que significa AIDA

  • Atenção
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação

Resumidamente, são essas etapas que um consumidor passa antes de realizar uma conversão.

É a partir desse conhecimento conseguimos otimizar ao máximo a jornada do consumidor, levando a agir onde queremos e quando queremos que o mesmo aja.

Vou explicar individualmente cada etapa do AIDA

Atenção

É aquele momento que você atrai a atenção do consumidor, quando fazemos ele perceber a oferta que temos que apresentar.

É o início de seu relacionamento de compra, é nele que você vai atrair e falar “me nota”.

É nesse momento que pensamos muito bem em cores, tipografias, diagramação, gatilhos mentais e o principal: o call to action.

Você tem que ser rápido, você tem só segundos para atrair a atenção.

É importante criamos uma presença da marca, dizermos que existimos e chamamos a atenção.

A forma? Não importa. Pode ser uma cor chamativa, um design diferente, uma oferta irresistível.

 

Interesse

É nesse momento que apresentamos algo de valor para o leitor, despertamos seu interesse e o convidamos a ler o que temos a falar até o final.

Na etapa do interesse apresentamos títulos, subtítulos, banners, informações relevantes.

Além de atrair o interesse, temos que lembrar de manter o interesse durante o texto, é uma etapa que segue o leitor em todo o momento.

Manter os consumidores envolvidos nas atividades de marketing é uma etapa de interesse

E é preciso despertar o desejo por aprender mais sobre a empresa e a oferta que estamos oferecendo.

Agora que chamamos a atenção, vamos mantê-los engajados e interessados durante a jornada da compra.

 

Desejo

Agora que chamamos a atenção e fizemos o leitor se interessar, nós criarmos ou resgatamos um desejo.

O consumir vai ter vontade de comprar da sua marca.

Esse momento é um dos que perduram mais, enquanto os anteriores demoram segundos, esse demora mais um tempo e requer um pouco mais de trabalho.

As informações que são apresentadas são detalhadamente analisadas e as ofertas são avaliadas e entram no processo lógico de entendimento.

É nesse momento que:

  • Apresentamos uma proposta de valor que agregue um valor para o leitor;
  • Apresentamos benefícios convincentes;
  • Criamos uma relação emocional;
  • E por fim criamos a necessidade de compra definitiva

Algumas formas de criar um desejo é criando confiança: depoimentos, garantias, lista de cliente satisfeitos, números de compartilhamentos e tantos outras ferramentas e gatilhos mentais.

 

Ação

Agora é o momento decisivo! É aqui que o cliente converte.

Lembrando que a conversão pode ser qualquer evento definido na estratégia de marketing, seja o download de um e-book, um envio de interesse, uma inscrição para um webinário, entre outros.

É agora que facilitamos tudo e falamos “só vem!”

Aqui você coloca um call-to-action, você chama para agir, você faz uma ação ser tomada.

Ou então para aquela cartada final, a gente oferece uma promoção, um evento especial, um bônus e outros.

 

E agora? Como utilizar o AIDA?

Além de ser um modelo de tomada de decisão, é um modelo de comunicação.

Com ela conseguimos planejar o conteúdo que iremos utilizar, para quem e como vamos utilizar.

Aplicando esse planejamento conseguimos apresentar um conteúdo mais relevante e por consequência trazemos mais conversões.

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