O que é App Store Optimization? Melhore o posicionamento de aplicativos com essas dicas

Sumário

A ascensão do mobile entre consumidores é uma tendência há alguns anos. Junto com essa preferência pelas telas menores, a demanda por aplicativos também passou por um aumento. 

Os números refletem essa realidade. De acordo com levantamento da consultoria em análise de dados App Annie Intelligence, houve um crescimento de 40% no número de compras por aplicativo apenas no primeiro trimestre de 2021.

Apesar do entusiasmante mercado, ter o seu aplicativo encontrado nas lojas especializadas não é a mais simples das tarefas. A competição nesse segmento é, afinal, gigantesca. 

E é por isso que o App Store Optimization (ASO) é cada vez mais importante para empresas que desejam desbravar o mercado de aplicativos. Continue acompanhando este artigo para entender melhor sobre o assunto. 

O que é ASO? 

O ASO é o nome dado a um conjunto de técnicas aplicadas com o objetivo de melhorar o posicionamento de aplicativos em suas respectivas lojas, seja o Google Play Store ou a App Store, da Apple. 

Aplicativos que seguem todas as recomendações de ASO podem experimentar um aumento da visibilidade e, consequentemente, um número maior de downloads. 

As diferenças entre SEO e ASO

O ASO parece com o SEO para você? Bom, você não está enganado. Ambas as estratégias têm o objetivo de melhorar a experiência de usuários – seja em um site ou um aplicativo – e melhorar o posicionamento dessas páginas em suas respectivas plataformas. 

Apesar disso, existem diferenças fundamentais que fazem do SEO e do ASO duas estratégias complementarmente diferentes, e a chave para entender essas diferenças está no usuário. 

Pessoas se comportam de maneiras distintas ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, ou em uma loja de aplicativos. Buscadores oferecem mais opções de intenção de busca, enquanto que em uma loja de aplicativos, seu objetivo é quase sempre o download. 

Em uma loja de aplicativos, as buscas costumam conter menos palavras, limitando-se a duas ou três. Enquanto isso, buscadores podem trazer resultados para frases complexas.

O ASO é extremamente importante para empresas que já têm aplicativos ou que têm o recurso em fase de desenvolvimento. As lojas de aplicativos são o principal veículo entre você e o seu cliente. 

Quais são os fatores de posicionamento mais importantes para ASO? 

Se você está acostumado com as centenas de fatores de rankeamento para páginas do Google, vai gostar de saber que a lista de variáveis que impactam o desempenho de aplicativos é muito menor. 

Veja alguns deles agora: 

Logo

O logo é, usualmente, o primeiro ponto de contato da sua empresa com o cliente. Ele é o rosto da sua marca e, por isso, precisa de uma atenção extra. Veja algumas recomendações para causar uma boa primeira impressão.

  • Use um design limpo e de fácil identificação;
  • Se possível, deixe textos de fora; 
  • Mantenha a resolução de 1024 x 1024 pixels para App Store; 
  • Mantenha a resolução de 512 x 512 pixels para Google Play Store;
  • Opte por bordas arredondadas.

Imagens

Imagens falam mais alto do que palavras, por isso, é importante caprichar. Mostre as funcionalidades mais exclusivas do seu aplicativo e foque em publicar apenas imagens de qualidade. 

A App Store permite a publicação de até 6 imagens, enquanto a Google Play Store permite que até 16 imagens sejam exibidas.

Palavras-chave

Assim como no SEO, palavras-chave também são importantes no ASO. Veja agora algumas das melhores práticas:

  • Utilize palavras-chave no título e na descrição do seu aplicativo;
  • A densidade do uso deve estar entre 1% e 3%;
  • Utilize-as de forma natural e harmoniosa; 
  • Estude as palavras-chave usadas por aplicativos concorrentes. 

Outros fatores

Existem outros fatores externos que podem impactar o posicionamento do seu aplicativo. São eles: 

  • Posicionamento geográfico do seu usuário;
  • Número de downloads; 
  • Avaliação dos usuários; 
  • Número de desinstalações (e mais). 

 

Você pode verificar a eficiência de suas estratégias por meio de ferramentas de análise oferecidas pelas próprias lojas de aplicativos. Para a App Store, temos o App Analytics, e para a Google Play Store, temos o Google Play Console ou o Firebase. 

Ter um aplicativo de sucesso é um processo demorado e cheio de tentativas e erros, mas que certamente oferece resultados recompensadores para empresas que investem na estratégia. 

Esperamos que, após ler essas dicas, você possa se sentir pronto para otimizar o aplicativo de sua empresa e lançá-lo em sua melhor versão para o público. 

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