O que é storytelling?

Sumário

Mesmo que você não tenha certeza sobre o que é o storytelling, podemos apostar que já ouviu esse termo em algum lugar. Acertamos? 

O storytelling é uma estratégia que tem crescido muito nos últimos anos, sobretudo no segmento de Marketing. 

A verdade é que as marcas descobriram que esse é um jeito efetivo de cativar o público, afinal, se tem uma coisa que os seres humanos gostam é de uma boa história. 

Então, se você quer aprender mais sobre storytelling e entender como ele pode ser aplicado nas estratégias da sua empresa, continue acompanhando este artigo!

O que é storytelling?

O termo storytelling é utilizado para designar um conjunto de técnicas narrativas que ajuda indivíduos e empresas a contarem uma história utilizando recursos para além das palavras

Essa técnica é amplamente utilizada em recursos audiovisuais, como filmes, por exemplo. No entanto, o storytelling também provou ser um valioso recurso no campo da Publicidade e do Marketing. 

Com a habilidade de contar histórias, as empresas puderam oferecer uma nova perspectiva sobre a sua missão no mercado, atraindo não apenas a atenção dos seus clientes, mas também as suas emoções. 

Qual é a importância do storytelling para um negócio? 

Um bom storytelling pode ser a grande diferença entre você e o seu principal concorrente.

Pense bem: quantos anúncios você já viu hoje? Provavelmente não se lembra ou perdeu a conta. Isso acontece porque, com o volume de informações que passam por nossas telas todos os dias, nós não somos mais tão sensíveis aos apelos das marcas.

Só prestamos atenção a um anúncio quando a marca quebra com esse paradigma (o que acontece, normalmente, por meio de um bom storytelling). 

Entenda como fazer isso nos próximos tópicos!

O que é Storytelling

Os elementos de um bom storytelling 

Apesar das histórias nem sempre serem verdadeiras, quando falamos do storytelling para empresas, ser genuíno é um fator crucial. Por isso, sempre opte por construir histórias que tenham relação com a sua empresa e procure contá-las de forma verossímil. 

Montar uma boa história é uma das melhores maneiras de persuadir o seu cliente e ganhar a sua fidelidade. Aqui vão algumas dicas para construir um bom storytelling:

Tenha um roteiro

Ainda que muitos pensem que histórias devem ser espontâneas e improvisadas, essa não é uma verdade quando o assunto é storytelling para empresas. 

Organize uma sequência de fatos e trabalhe com ela. Isso te dá mais propriedade para desenvolver uma boa história e não deixar escapar nenhum detalhe. 

Foque no personagem principal

Quem é o personagem principal para sua empresa se não o seu cliente? Quando estiver planejando a sua estratégia de storytelling, tenha esse aspecto da narrativa em mente. 

Isso ajuda a sua empresa a se conectar mais facilmente com quem realmente importa: seus consumidores. 

Apresente o problema a ser resolvido

Toda boa história tem um conflito, não é mesmo? Por isso, faça com que a narrativa o apresente de forma clara. Temos certeza de que uma estratégia como essa pode captar a atenção da sua audiência.

Mostre a solução

Não basta mostrar o problema; a sua narrativa também precisa mostrar a solução. Isso aumenta a credibilidade da sua narrativa, além de criar um vínculo com os interlocutores.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista este vídeo que preparamos

Nesse vídeo em nosso canal YouTube, nosso CEO, Daniel Imamura, fala um pouco mais sobre a importância do storytelling e mostra, com exemplos práticos, como aplicar algumas das estratégias que explicamos neste artigo. 

Assista agora:

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