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Por que 68.8% dos Carrinhos são Abandonados? Como Recuperá-los?

27 out
2017
otimização de site

Quem tem um e-commerce sabe que a quantidade de carrinhos abandonados é muito grande. Saber uma estratégia para recuperá-los, é essencial para garantir a compra e também fidelizar os clientes.

Muita burocracia como cadastros longos, preço muito alto de taxas, segurança e até mesmo o prazo de entrega faz com que esses carrinhos sejam abandonados com muita frequência.

 

7 Motivos que Levam os Carrinhos a Serem Abandonados

1 – Custos Extras

Na lista dos custos extras, em 61% o frete e algumas taxas que são cobradas assim que o produto vai para o carrinho são os principais motivos que fazem com que muitos clientes desistam da compra.

Em relação ao frete, o ideal é que a empresa faça um acordo com os correios para que cobre o valor do frete através de uma tabela fixa, ou, uma outra opção é oferecer descontos para pessoas que moram muito longe, em outro estado, por exemplo.

2 – Cadastro

Pedir para fazerem cadastro obrigatório no site para colocar o produto no carrinho faz com que 35% das pessoas desistam de realizar a compra. Quando o site pede o cadastro obrigatório para colocar o produto no carrinho, a pessoa fica desconfiada por ter que colocar tantos dados antes mesmo de finalizar a compra.

Além disso, as pessoas gostam de fazer tudo rápido e de uma forma prática, então peça somente os dados realmente necessários no momento correto.

3 – Checkout Complexo

Sites que são difíceis de mexer, que as informações são confusas ou até mesmo que não tem redlines para auxiliar as pessoas tem 27% de desistência do carrinho.

É interessante que, além do site ser responsivo, ele tenha abas com informações como por exemplo, um passo a passo para fazer a compra ou até mesmo um chat com alguém disponível para responder e sanar as dúvidas de todos.

4 – Valor Final Confuso

Quando o valor final da compra não é claro para a pessoa, obviamente ela vai desistir da compra e abandonar o carrinho. Alguns sites não fazem a soma total de todos os produtos e o frete. Isso é extremamente prejudicial para qualquer e-commerce. 24% das pessoas desistem da compra quando isso acontece.

É ideal que todas as informações estejam claras. Principalmente em relação ao valor que o cliente irá pagar, isso é crucial!

5 – Problemas de Programação

Esses problemas são comuns e é preciso tomar cuidado, geralmente acontece muito em relação ao frete. Alguns lugares são considerados de risco e por isso os correios não fazem entregas, muitos sites não informam se essa entrega é possível acontecer ou não.

Preços errados, produtos que está disponível para venda mas não tem no estoque também são exemplos de problemas de programação.

6 – Segurança do Https

Ter um site com https segura é crucial. Todos quando navegam na internet procuram entrar apenas em sites seguros, principalmente em relação a compras onde é preciso colocar os dados pessoais e número do cartão de crédito.

O site precisa deixar as informações criptografadas e deixar isso claro para o cliente através de um selo de segurança de um cadeado que fica no canto esquerdo da barra de pesquisa do chrome.

Esse problema faz com que 18% das pessoas abandonem o carrinho da compra.

7 – Prazo de Entrega

A demora da entrega faz com que 16% das pessoas desistam da compra. Se não tiver o produto disponível no momento é importante ter uma forma para entrar em contato com esse possível cliente para avisá-lo quando o produto chegar, assim as chances dele não comprar com o concorrente serão maiores.

Isso é possível fazer através de um aviso que aparece quando a pessoa abre determinado produto que está em falta. Ao abrir o produto, aparece uma mensagem perguntando se ela quer ser avisada por e-mail quando o mesmo voltar ao estoque.

Como Recuperar o Carrinho Abandonado

Uma ótima estratégia para usar é o remarketing, quando a pessoa não deixa o e-mail disponível no site do e-commerce, é possível encontrá-la através dessa estratégia. É aí que os anúncios dos produtos que ela colocou no carrinho vai aparecer nas redes sociais e sites que ela abrir.

Se conseguir o e-mail da pessoa antes dela sair do site, é só mandar um e-mail para ela minutos depois dela ter desistido da compra. Isso pode fazer ela mudar de ideia.

Uma outra forma de melhorar a otimização de site é contratando um serviço de consultoria SEO. Assim o e-commerce terá um suporte para tirar todas as dúvidas quando precisar e fazer melhorias para que o site cresça cada vez mais.

A Consultoria Digital é uma agência que atende todos os assuntos voltados para o marketing digital, desde divulgação até produção de conteúdo com as técnicas de SEO para melhoria de sites.

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