Por que landing pages são tão importantes no Inbound Marketing?

Sumário

Quando o assunto é o sucesso das estratégias de Marketing Digital da sua empresa, converter visitantes em leads – e posteriormente em clientes é tão importante quanto atrair novos visitantes para o seu site. Afinal, de nada adianta que o número de acessos aumente sem que o número de conversões e vendas acompanhe essa tendência. 

Felizmente, existem diversas ferramentas que podem ajudar a acelerar esse processo – e a landing page, ou páginas de conversão, é uma das mais efetivas nesse quesito.  

Landing pages representam um dos mais poderosos recursos do Inbound Marketing, já que seu único objetivo é facilitar a conversão. Se você quer saber mais sobre o papel dessa ferramenta e como ela pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa, continue acompanhando este artigo. 

O que é uma landing page?

Landing pages são páginas específicas do seu site onde uma oferta é exibida ao cliente. Essa oferta não é, na maioria das vezes, diretamente relacionada à venda de um produto. O intuito das landing pages é conseguir o contato do seu visitante (seja por e-mail ou telefone) e transformá-lo em um lead, ou seja, uma oportunidade de negócio. 

Após conseguir essa informação de contato, sua empresa pode, então, continuar o relacionamento com esse usuário, nutrindo-o de informações e conteúdos sobre a oferta da sua empresa até que a conversão seja concretizada. 

Para que essa estratégia funcione, a oferta da sua landing page precisa ser atraente à persona. Algumas ofertas comuns são e-books, webinars, aulas gratuitas e outros tipos de materiais digitais. 

 Quer ver como as landing pages funcionam na prática? Confira este vídeo com exemplos reais do recurso sendo aplicado em estratégias de Inbound Marketing:

Como compor uma landing page de sucesso?

Ainda que não exista uma fórmula do sucesso que possa ser aplicada em qualquer landing page e garantir altas taxas de conversão, montar uma página otimizada para a captação de leads possui algumas regras básicas. Veja algumas delas: 

Título e subtítulo

O título e subtítulo devem informar ao leitor exatamente qual é a oferta da página, mantendo a comunicação curta  e direta. Isso ajuda a sua empresa a filtrar os visitantes que realmente estão interessados pelo seu produto, aumentando a qualidade dos seus leads. 

Esse é, sem dúvidas, o principal elemento da página. Dados divulgados pelo  Copyblogger, portal de referência no assunto, mostram que 80% das pessoas que acessam a sua página leem apenas o título. Faça valer a pena! 

Descrição da oferta

Pense bem: o que faria o seu visitante aceitar a oferta da sua landing page? A descrição da sua oferta é importante para alinhar expectativas, vender a ideia e eliminar dúvidas. 

Ao explicar o que a landing page oferece, também seja breve. Use frases curtas e, se possível, escreva-as em tópicos. Cuidados como esses facilitam a leitura e aumentam as chances de conversão.

 Formulário

O formulário é o elemento responsável pela captação das informações. Por mais que a vontade de captar o máximo de informações seja tentadora, diversos estudos apontam que o número de campos requeridos pode impactar a conversão. 

Por esse motivo, opte por inserir no formulário apenas as informações absolutamente necessárias para o contato com o lead. Muitas vezes, o nome e o e-mail do visitante são mais do que suficientes. 

Chamada para ação (CTA)

Outro elemento textual importante é a CTA, ou chamada para ação. Ela é usualmente composta por uma frase curta ou até por uma única palavra, a fim de dar o impulso final em busca da conversão. As CTAs são colocadas nos botões dos formulários. 

Alguns exemplos de CTA são: 

  • Baixe agora; 
  • Envie; 
  • Conheça.

Como pôde perceber, CTAs são caracterizadas por palavras imperativas, que convidam o leitor a tomar uma atitude. Se possível, torne as chamadas para ação da sua página bem específicas, personalizando-as conforme a oferta. 

inbound marketing

Imagens

Os seres humanos são, acima de tudo, visuais. Por isso, se você deseja montar uma landing page realmente incrível, invista em imagens de qualidade. Tenha atenção, no entanto, à qualidade e ao posicionamento das artes utilizadas, assegurando que elas não atrapalhem a leitura dos outros elementos da página. 

Por que a landing page é tão importante para a geração de leads?

Landing pages são recursos importantes para o Inbound Marketing, já que tem o objetivo de maximizar conversões e ajudar empresas a trabalharem o relacionamento com seus clientes. 

Apesar disso, páginas como essas são apenas um dos elementos de uma estratégia de comunicação mais abrangente. Se você quer saber mais sobre Inbound e todas as suas possibilidades, continue acompanhando nosso blog. Sempre temos novos conteúdos sobre o assunto!

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