Se você chegou até este artigo é porque provavelmente está pensando: “por que meu anúncio não aparece no Google?”. Bom, saiba que, certamente, você não está sozinho – e vamos te explicar o porquê.
Ao fazer uma campanha de anúncios, normalmente as palavras-chave tendem a ficar cada vez mais caras. Isso porque, com o passar do tempo, mais pessoas começam a anunciar para as mesmas palavras-chave que você.
Isso acarreta uma concorrência entre você e outros anunciantes, o que, dentro do Google Ads, é conhecido como leilão – ou seja, quem paga um valor maior terá seus anúncios aparecendo mais do que quem paga menos.
Entenda como isso funciona na prática e o que fazer a seguir!
O que é o leilão de anúncios do Google Ads?
Entender o leilão de palavras-chave é um dos segredos para trabalhar com links patrocinados. A plataforma basicamente funciona como uma forma de fazer publicidade paga por link, isto é, você precisa pagar toda a vez que alguém clicar nos seus anúncios.
Atualmente, esse sistema é absurdamente competitivo. Praticamente todas as palavras-chave estão sendo disputadas por empresas de diversos portes – e para que seus anúncios fiquem bem-posicionados, é preciso superar a concorrência no leilão.
Como funciona o leilão do Google?
Para cada palavra-chave de uma campanha específica, é preciso informar ao Google o quanto você deseja gastar ao conseguir um clique de alguém que pesquisou por essa palavra. Esse será o seu lance no leilão.
Assim, quando alguém realizar uma pesquisa utilizando a palavra-chave que você escolheu, o seu lance será considerado.
O Google Ads analisa todos os lances, assim como a qualidade dos anúncios e dos sites de destino, e decide se o seu link será exibido.
Meu anúncio não aparece no Google: o que fazer?
Se os seus anúncios não estão aparecendo no Google, pode ser que haja algo de errado com seus lances. Veja o que pode ser feito para remediar a situação:
Lances muito altos
Quando você cria uma campanha, é preciso estabelecer um orçamento máximo diário. A partir disso, se o CPC (custo por clique) máximo estabelecido para uma palavra-chave for maior do que o orçamento diário da campanha em que essa palavra se encontra, os anúncios não serão exibidos.
Como solução, você precisa ter a certeza de que não há conflitos entre o orçamento da campanha e o valor dos lances das palavras-chave que se encontram nela.
Lances muito baixos
Pode ser que seus anúncios não estejam sendo exibidos por conta de lances baixos demais. A visibilidade do seu anúncio depende do índice de qualidade da palavra-chave em comparação ao valor do lance dela.
Na seção de palavras-chave da sua campanha, é possível utilizar simuladores de lance.
Então, utilize o botão do simulador para saber o impacto que diferentes valores terão na classificação do seu anúncio.
Clicando no botão de simulação, você terá acesso à simulação de valores e investimentos, feita diretamente pelo Google, assim você poderá estimar exatamente o quanto será necessário investir em cada palavra-chave e sua previsão de resultado.
Veja também: Como criar uma boa estratégia de gestão de tráfego pago para aumentar sua cartela de clientes
Meu anúncio não aparece no Google: conte com ajuda de especialistas
Se você chegou à triste conclusão “meu anúncio não aparece no Google”, saiba que o leilão de palavras-chave é apenas um elemento que pode influenciar esse aspecto.
Por isso, além de considerar as dicas que demos aqui, nós recomendamos que você conte com o apoio de profissionais em gestão de tráfego pago, como é o caso da equipe da Consultoria Digital, que é uma agência de Marketing Digital que te ajuda a investir em Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outros.
A Consultoria Digital executa toda a parte de análise de mercado, criação de campanhas de links patrocinados e gerenciamento de anúncios para que você não precise se preocupar.
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