Saiba o que é Google Optimize e como usar na sua estratégia digital

Sumário

Se você está elaborando uma estratégia digital, mas não sabe se ela é a melhor opção para atingir seus objetivos, saiba que o Google Optimize pode te ajudar. Essa ferramenta é capaz de indicar de forma muito precisa a estratégia com maior probabilidade de atingir o resultado pretendido.

Achou o assunto interessante? Então continue a leitura e aprenda mais sobre Google Optimize e como aplicá-lo no seu negócio!

O que é Google Optimize?

O Google Optimize é uma ferramenta que permite testar variantes de páginas da web para indicar qual delas apresenta o melhor desempenho. Isso é feito tanto por meio de testes A/B (que verificam uma variável por vez) quanto por testes multivariados (que verificam mais de uma variável).

Para facilitar sua compreensão, veja o exemplo: imagine que você deseja criar uma landing page (página de vendas) e está em dúvida entre dois títulos. Para determinar qual deles é o melhor, você pode aplicar um teste A/B, já que ele analisará apenas uma variável – no caso, o título.

O Google Optimize vai permitir que você publique as duas landing pages simultaneamente e direcione parte do tráfego do seu site para cada uma delas. Aquela que apresentar uma maior taxa de conversão será apontada pela ferramenta como a melhor versão.

Como usar o Google Optimize?

O primeiro passo é criar uma conta no Google Optimize. Como essa é uma ferramenta da Google, você pode fazer login com a conta que já possui. Do contrário, é necessário criar uma conta Google.

Depois, você deve acessar a página do Google Optimize e clicar em “Começar a utilizar”. Na sequência, o Google solicita algumas permissões, então leia cada uma delas e avalie se as autoriza ou não. Apenas os termos de utilização e de processamento de dados são obrigatórios para abrir a conta.

A próxima página exibida te convida a criar seu primeiro teste, mas, antes disso, recomenda-se integrar o Google Analytics ao Optimize, caso você o tenha. Para isso, basta clicar na opção “Definições”, localizada no canto superior direito da tela, e depois em “Associar ao Analytics”. Essa vinculação permite que o Optimize envie automaticamente uma cópia dos resultados dos testes para sua conta no Analytics.

Feito isso, selecione a opção “Vamos lá” para iniciar sua primeira análise. Será solicitado que você crie um nome para o experimento, informe a URL da página que deseja avaliar e indique o teste que deseja efetuar, sendo eles:

  • Teste A/B;
  • Teste multivariável;
  • Teste de redirecionamento (tipo de teste A/B que compara páginas completamente diferentes e com URLs distintas).

Após clicar em “Criar”, você é direcionado a uma nova página, onde pode gerar a variante. O Google Optimize vai solicitar que você a nomeie e, para editá-la, a ferramenta disponibiliza um editor visual que exibe a página que deseja testar. Para editar a variável, basta clicar duas vezes nela.

O próximo passo é indicar a segmentação do teste. Geralmente, direciona-se 50% do tráfego para cada versão, mas se uma delas já estiver publicada na sua página e você não quiser arriscar em encaminhar metade dos seus visitantes para uma versão que ainda não sabe se trará bons resultados, é possível transferir 90% do tráfego para a página original e 10% para a nova página, por exemplo.

Caso opte por essa alternativa, o teste demora um pouco mais para ser concluído, pois é preciso mais tempo para que a versão que recebe apenas 10% do tráfego atinja uma amostra estatisticamente significativa, isto é, uma amostra que consiga reproduzir fidedignamente o que aconteceria se todo o tráfego fosse direcionado para apenas uma página.

Por fim, é só selecionar a opção “Iniciar experimento” para que o teste comece a rodar. Quando ambas as versões atingirem uma amostra significativa, o teste estará concluído e você poderá comparar os resultados para identificar qual apresentou o melhor desempenho.

Caso não saiba calcular uma amostra significativa, você pode utilizar a calculadora de teste A/B desenvolvida pela empresa de pesquisas on-line SurveyMonkey, a fim de verificar se a amostra já é estatisticamente significativa ou não.

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