SEO: o que é e como funciona

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Neste artigo, explicaremos como funciona o SEO e quais são os benefícios de aplicar essas estratégias no seu site ou loja virtual.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, isto é, otimização para mecanismos de busca.

SEO é uma das bases do Search Engine Marketing (SEM), que representa todas as abordagens a serem adotadas visando mecanismos de pesquisa, o que inclui anúncios e o posicionamento orgânico nos resultados de busca.

Através das estratégias de otimização de sites, nosso principal objetivo é atrair mais visitantes ao site, sem ter que pagar pelos cliques e, graças a isto, obter mais vendas.

Se você quiser aprender mais sobre como unir as estratégias de SEO e anúncios, recomendamos que você veja também nosso e-book Como gerar mais resultados unindo SEO e Performance.

Qual é o objetivo de fazer SEO?

O principal objetivo de fazer SEO é alcançar as primeiras posições entre os resultados de uma página de pesquisa, mas outro efeito positivo destas técnicas é a melhoria contínua do site para os usuários.

Isso porque se as suas páginas e conteúdos são otimizados para fornecerem uma ótima experiência de navegação e conteúdo de qualidade, atendendo aos desejos do usuário e também do algoritmo do Google.

Por isso, é fundamental que as abordagens de SEO sejam muito bem planejadas por uma equipe de especialistas, a fim de atender às necessidades do usuário e, consequentemente, gerar mais tráfego ao seu site.

Como o SEO funciona?

Se você deseja saber como a otimização de sites funciona, acompanhe o vídeo que Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, explicou em nosso canal do YouTube:

Processo de indexação

O processo de indexação é fundamental para que uma página do seu site apareça entre os primeiros colocados do Google. Veja como ele acontece:

Crawling

O crawling é o processo pelo qual o robô do Google, o famoso Googlebot, faz uma varredura pela internet para identificar quais conteúdos respondem da melhor maneira à pesquisa feita pelo usuário.

Indexação

A indexação é basicamente a etapa em que o algoritmo do Google armazena os dados dos sites em seus servidores e passa a catalogar os conteúdos de acordo com a qualidade e relevância de cada um.

Listagem pelo algoritmo

Por fim, o algoritmo do Google, ao se deparar com uma nova pesquisa, recorre a esse banco de dados para determinar a ordem em que os resultados da busca devem ser listados, sendo do mais relevante para o menos. 

Como aplicar SEO no seu site para conquistar um melhor posicionamento?

Se você quer ser o primeiro resultado mostrado em uma pesquisa realizada no Google, precisa ficar de olho nos três pilares do SEO:

1. On page

Esse pilar do SEO tem como objetivo desenvolver um site que seja facilmente lido pelo Googlebot, e há diversas técnicas que ajudam a tornar o seu site mais valorizado pelo Google, como:

  • Trabalhar a tag title;
  • Imagens otimizadas;
  • Velocidade de carregamento das páginas;
  • Acessibilidade;
  • A experiência do usuário ao navegar pelo site.

2. Conteúdo

O Marketing de Conteúdo preza por um conteúdo relevante, completo e que, acima de tudo, ajude o usuário a sanar a dúvida ou problema que o levou a fazer uma pesquisa no Google.

Se a sua criação de conteúdo levar tudo isso em consideração, e ainda oferecer soluções para esse usuário, as suas páginas terão mais chances de aparecerem bem posicionadas nos resultados de pesquisas do Google.

3. Link building

Link building diz respeito ao processo de aquisição de links externos que apontam para o seu site (os chamados backlinks).

Esses links que estão presentes em outros sites e apontam para uma página do seu site funcionam como um voto de confiança.

Afinal, outro domínio da internet está confiando no seu conteúdo ao ponto de citá-lo, e isso é extremamente positivo aos olhos do Google.

Quanto maior for a autoridade do site que te citar, melhor. Mas, em todo o caso, você ganhará relevância para o Google toda vez que conquistar um backlink que veio de um site confiável.

O SEO preza pela qualidade do seu site, e não pela quantidade de elementos, isto é, desde o código-fonte, passando pelo conteúdo, até a credibilidade dos backlinks conquistados. Tudo é considerado na hora de listar os resultados de uma pesquisa no Google.

Se você deseja aprender mais sobre SEO e saber como aplicar as melhores práticas no seu dia a dia, conheça a Comunidade Imamura de SEO para ter acesso a vários cursos e a uma comunidade exclusiva para discussão e compartilhamento de informações sobre a área de otimização.

Todas as aulas são ministradas pelo Daniel Imamura, vencedor do Prêmio ABRADi Digitalks na categoria SEO nos anos de 2020 e 2021 e fundador da Consultoria Digital, que é uma agência de Marketing Digital que está há mais de 7 anos no mercado.

E se em vez de aprender a fazer SEO seu objetivo for contratar uma consultoria de SEO, saiba que nossa equipe conta com diversos especialistas em otimização de sites capazes de melhorar o posicionamento do seu site nas buscas do Google, obter mais acessos, aumentar a captação de leads e, consequentemente, potencializar as suas vendas. 

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