SEO para imagens: 4 dicas para aumentar o tráfego do seu site realizando a otimização de imagens

Sumário

Dizer que as imagens têm tomado o protagonismo no comportamento de busca nos últimos anos não é nenhum exagero. 

Google, Bing, Pinterest e todas as principais ferramentas de busca atuais têm trabalhado para aprimorar os seus recursos de busca por imagem. Essa é uma tendência até mesmo entre os e-commerces especializados no varejo – tais como a Amazon e o AliExpress, por exemplo –, que perceberam que as buscas visuais têm um grande impacto na conversão, acelerando a jornada de compra. 

Dados do próprio Google mostram que o aumento das buscas em dispositivos móveis pelo termo “busca por imagem” cresceu 60% entre 2016 e 2018

Dessa maneira, empresas que desejam melhorar as taxas de conversão de seus sites precisam começar a considerar o visual como um valioso recurso. Nesse processo, a otimização de imagens é o caminho mais inteligente a ser seguido.

Neste artigo, buscamos explicar um pouco mais sobre o SEO para imagens, sua importância e compartilhar algumas dicas de otimização para ajudar a sua empresa a utilizar esse recurso com mais propriedade. 

Vamos aprender mais sobre o assunto juntos?

O que é o SEO para imagens?

O otimização de imagens para SEO é, na verdade, um conjunto de práticas que visam classificar e tratar as imagens de determinado site para que elas sejam melhor identificadas pelos mecanismos de busca, como o Google. 

Mas qual é o objetivo dessa estratégia? 

Primeiramente, fazer com que suas imagens sejam melhor ranqueadas pelo Google, sendo mostradas como resultados relevantes no Google Imagens. Em segundo lugar, a melhoria de imagens também serve para trabalhar a otimização de sites como um todo, aprimorando outros aspectos que também contam para ranqueamento de suas páginas.

Mesmo com o avanço da inteligência artificial do Google e o seu poder de ler imagens, ainda é importante que profissionais de SEO se preocupem com a melhoria de imagens, já que imagens que carecem de otimização podem atrapalhar o carregamento do site e comprometer a experiência das pessoas que o utilizam

4 dicas para fazer a otimização de imagens

A seguir, compartilhamos algumas das dicas mais importantes quando o assunto é a otimização de imagens. Confira! 

1. Atente-se para o nome do arquivo

Um erro comum, mas muito grave, é fazer o upload das imagens no site com seu nome original. Se você vai, por exemplo, fazer o upload de uma camiseta branca, o nome do seu arquivo deve ser “camiseta-branca.jpg” e não “IMG00754.JPG”. 

Lembre-se: a contextualização de sua imagem deve ser uma de suas principais preocupações e a nomenclatura das fotos deve entrar em seu fluxo de trabalho desde já. Essa é uma forma bem simples, mas eficiente, de trabalhar a otimização das imagens. 

2. Nunca se esqueça de colocar as alt tags 

A alt tag é um texto complementar e descritivo que acompanha a sua imagem. Seu objetivo é ajudar o Google a entender melhor a sua imagem e aumentar a relevância de seu site. 

Escrever uma boa alt tag não precisa ser uma tarefa complicada. Na verdade, quanto mais simples e fácil de entender, melhor. Boas alt tags são descritivas e específicas, além de se relacionarem ao conteúdo da página. 

3. Redimensionar as imagens também é importante

Por vezes, uma imagem é upada com uma dimensão muito maior do que a necessária para exibição. Isso pode comprometer o carregamento de uma página e tornar a experiência do seu leitor muito desagradável. Além disso, imagens com um carregamento lento são um grande problema para o Google, o que pode comprometer o seu ranqueamento

Por isso, sempre que possível, utilize ferramentas para diminuir o tamanho de suas imagens sem fazê-las perder a qualidade. O Photoshop, o Canva e o site TinyPNG são ótimas ferramentas para isso, além dos plug-ins disponíveis no WordPress. 

4. Implemente o Lazy Loading

O Lazy Loading é uma técnica que previne o carregamento de imagens e elementos de JavaScript que estão no fundo de sua página. A ideia por trás desse recurso é impedir que a página tenha um tempo de carregamento lento, mostrando o conteúdo ao usuário à medida que ele avança na leitura. 

Essa técnica permite, portanto, que o início da página seja carregado com mais rapidez, melhorando a experiência do visitante. O Lazy Loading é um recurso que consta nas boas práticas do próprio Google

A Consultoria Digital é uma agência de SEO especializada em otimização de imagens

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