Tempo de carregamento: entenda por que seu site deve carregar em até 3 segundos

Sumário

Você sabia que um tempo de carregamento ruim, além de prejudicar a experiência de navegação dos usuários, também pode fazer você perder o posicionamento nas buscas do Google?

De acordo com a Forrester Consulting, as pessoas estão cada vez mais imediatistas e impacientes na internet. A porcentagem de usuários que podem abandonar um site se a página não carregar após três segundos chega a 40%, podendo aumentar 10% a cada 1,5 segundo a mais de espera. Assustador, não é mesmo?

Neste artigo, falamos justamente sobre como identificar o que pode estar prejudicando a velocidade de carregamento do seu site e o que você pode colocar em prática para lidar com isso.

Qual é a importância do tempo de carregamento do site?

O tempo de carregamento de uma página influencia completamente a primeira impressão que o usuário terá do seu site se este estiver lento.

Atualmente, a velocidade de carregamento diz muito sobre a experiência que o usuário tem em um site e, por isso mesmo, tornou-se importante para os algoritmos do Google, sendo considerada um dos fatores de ranqueamento em uma página de pesquisa.

Ou seja, o tempo de carregamento é importante porque tem relação direta com a experiência do usuário – e hoje essa experiência é uma das maiores prioridades do Google.

Então, ao entregar um site que responde rápido, você ganha pontos com o algoritmo dos mecanismos de busca e tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados de uma busca.

Como identificar erros de carregamento no meu site?

Há algumas ferramentas que podem ajudar a identificar o problema, ou seja, entender quais são os possíveis elementos do site que estão prejudicando o tempo de carregamento e, consequentemente, a experiência do usuário.

Confira abaixo o vídeo que gravamos falando justamente sobre as possíveis razões em relação à lentidão de carregamento e quais testes podem ser feitos para identificar o que está acontecendo.

É preciso entender se o seu site está lento por motivos de programação, de servidor, ou se algo que seu desenvolvedor fez no site está prejudicando o carregamento. Veja, a seguir, quais ferramentas podem ser utilizadas para isso.

Quais ferramentas podem ser utilizadas para ajudar?

Estas ferramentas são muito boas e gratuitas:

WebPageTest

A ferramenta WebPageTest ajuda a identificar os principais problemas que estão prejudicando o carregamento quando um usuário chega ao seu site. É uma ferramenta bastante simples e intuitiva.

Dica: cole a URL de cada página do site que você deseja testar, e não apenas da home, para que seja feito um teste preciso.


PageSpeed Insights

Essa ferramenta é oferecida pelo próprio Google para você avaliar como está a experiência do usuário na página.

Assim como no caso anterior, no PageSpeed Insights, você cola a URL que deseja analisar, e a ferramenta emite um relatório detalhado, separando as informações de carregamento para mobile (celular) e computador.

Além dessas duas ferramentas, dentro do WordPress, há plugins que realizam a otimização de imagens, garantindo que elas carreguem mais rápido e não prejudiquem o tempo de carregamento ideal da página.

Sobre otimização de imagens, Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, sugeriu algumas ferramentas e deu várias dicas úteis no vídeo abaixo. Não deixe de conferir!

Como posso melhorar o tempo de carregamento do meu site?

Coloque em prática as melhorias indicadas pelo PageSpeed Insights

Já que falamos sobre o PageSpeed do Google, que tal aproveitar essa ferramenta gratuita para melhorar o carregamento do seu site?

Além de indicar o que pode estar causando a demora ao carregar uma página do seu site, o relatório do PageSpeed Insights mostra uma série de práticas recomendadas que podem ser aplicadas às páginas para otimização.

A otimização de sites proposta pelo PageSpeed aborda elementos independentes da rede e que influenciam diretamente o desempenho da página. São eles: o uso de recursos externos (como imagens, CSS e JavaScript) e a estrutura HTML da página analisada.

Ao implementar as melhorias propostas pela ferramenta, você verá um aumento significativo do desempenho da página. É importante notar que questões envolvendo o tempo de carregamento do site também dependem da conexão de rede do usuário.

Outras funcionalidades do PageSpeed Insights do Google envolvem:

  • Armazenar cache no navegador para carregamento rápido após a primeira visita;
  • Ativar compactação;
  • Evitar redirecionamentos da página de destino;
  • Otimizar o tempo que o servidor demora para responder;
  • Otimizar a entrega de CSS;
  • Otimizar as imagens da página;
  • Dar prioridade ao conteúdo visível na hora de carregar;
  • Remover JavaScript de bloqueio de renderização;
  • Utilizar recursos de redução ou compressão.

Quer saber mais sobre o Google PageSpeed Insights? Não deixe de conferir o artigo que a CD publicou sobre o assunto!

Conte com o auxílio de uma agência especializada em SEO

Quanto mais testes e otimizações você fizer utilizando ferramentas, melhor será a velocidade de carregamento do seu site – e, consequentemente, maiores serão as chances do Google te sugerir na página de resultados de busca.

O primeiro passo é saber como utilizar as ferramentas de diagnóstico e otimização de sites, e você pode tirar todas as suas dúvidas em nossa consultoria de SEO. Na consultoria, nossa equipe te mostra um passo a passo de como melhorar o SEO do seu site.

Além disso, a Consultoria Digital é uma agência especializada em SEO e conta com uma ampla equipe de profissionais experientes para realizar análises completas de SEO do seu site.

Entre em contato com a equipe da CD e saiba, em detalhes, como nossa equipe pode ajudar a melhorar o tempo de carregamento do seu site e a realizar muitas outras otimizações

Newsletter

Posts recentes

Fale com nossos especialistas

Consultoria Digital
Consultoria Digital

SEO com quem entende do assunto