Teste A/B: o que é e como começar a fazer

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Investir em estratégias de marketing digital é importante para impulsionar os negócios – mas como saber quais táticas são as mais promissoras? É aí que entra o teste A/B. 

Se você ainda não conhece esse teste e não sabe como fazê-lo, confira este artigo e saiba mais sobre o assunto.

O que é teste A/B?

O teste A/B é um tipo de verificação que tem como objetivo comparar duas variantes para identificar qual gera o melhor resultado. Muito abstrato? Então vamos lá. Imagine que você tem uma landing page (página de vendas) e deseja otimizá-la para aumentar sua taxa de conversão. 

Para isso, você precisa criar uma nova landing page com apenas uma variável diferente em relação à versão original (que nesse exemplo será o título da página) e comparar a taxa de conversão que ambas vão gerar.

Vale destacar que a nova versão deve conter apenas uma variável alterada, ok? Do contrário, não será possível definir qual variante influenciou o resultado, já que o teste A/B não é multivariável, isto é, não analisa diversas variáveis ao mesmo tempo, conseguindo avaliar somente uma de cada vez.

O que analisar com o teste A/B?

Há infinitas possibilidades de aplicação do teste A/B, mas as mais comuns são em anúncios, e-mail marketing, landing pages e outras páginas de um site. As variáveis testadas podem ser:

  • Títulos;
  • Intertítulos;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Design;
  • Fontes das palavras;
  • Tamanho dos componentes;
  • Cores;
  • Conteúdo escrito;
  • CTAs;
  • URL;
  • Campos de um formulário;
  • Posicionamento dos elementos, entre outros.

Como os testes A/B são feitos?

Para realizar um teste A/B, é preciso possuir um software específico. Alguns dos mais utilizados são:

A maneira exata de aplicar o teste A/B varia de acordo com o programa utilizado, mas, independentemente disso, as plataformas que fazem esse tipo de teste permitem alterar as variáveis que se pretende analisar, colocar o teste para rodar e monitorar o desempenho de cada versão analisada. 

Além disso, esses softwares possibilitam que você configure a porcentagem de pessoas que vai receber ou acessar cada versão analisada. Por exemplo: se for testar a taxa de conversão de duas landing pages, você indica ao software quantos por cento do tráfego da sua página vão visualizar cada uma das versões.

Em geral, opta-se por 50% para cada uma, mas se você não quiser arriscar em direcionar metade dos seus visitantes para uma landing page que ainda não sabe se vai trazer bons resultados, é possível transferir apenas 10% do tráfego para ela.

Nesse caso, você terá que esperar um pouco mais para que a landing page que receba apenas 10% do tráfego e atinja uma amostra estaticamente significativa, que corresponde ao número mínimo de pessoas que terá que acessá-la para reproduzir um resultado equiparável ao que ocorreria se a versão testada fosse divulgada para a população total da amostra.

Alguns programas já calculam a amostra adequada, identificam a versão que apresentou o melhor desempenho e a aplicam automaticamente. Em outros, esse processo ocorre manualmente. Nesse caso, você pode utilizar a calculadora de teste A/B, desenvolvida pela empresa de pesquisas on-line SurveyMonkey, a fim de verificar se a amostra já é estatisticamente significativa ou não e qual versão apresentou o melhor resultado.

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