Veja como o marketing conversacional pode ser importante para as suas estratégias

Sumário

O marketing conversacional, como o próprio nome sugere, preza pela conversa em tempo real com os seus potenciais clientes.

O principal objetivo dessa conversa é auxiliar os visitantes do seu site, tirando dúvidas e os orientando pelo funil de vendas até a decisão de compra.

Mas como o marketing conversacional funciona na prática? E o que você pode fazer para dar os primeiros passos rumo a uma comunicação eficiente no seu negócio?

Preparamos esse artigo para responder essas e outras perguntas sobre o assunto. Confira!

O que é marketing conversacional e como funciona?

O marketing conversacional consiste em estratégias que possibilitam às empresas reduzir o tempo da jornada de compra por meio de uma experiência mais humanizada e personalizada – algo que conseguimos através de uma boa conversa.

Essa estratégia de marketing funciona com o auxílio de plataformas eficientes e de uma boa estruturação de conteúdo para promover uma comunicação que seja imediata, realmente entregando o que o cliente busca – tudo sem ele ter que esperar por um retorno.

Isso significa que o visitante receberá uma resposta, mesmo enviando a mensagem para a empresa após o horário de atendimento encerrar. Com chatbots, por exemplo, essa pessoa pode interagir com sua marca quando quiser, sem a necessidade de ter um atendente on-line.

Baixe nosso e-book: Chatbots, IA e Marketing: tecnologias para suas estratégias

Por que o marketing conversacional é tão importante para as estratégias de vendas?

O marketing conversacional é importante por possibilitar:

Automatização do atendimento

Os bots conseguem atender imediatamente um usuário que esteja no site, prestar o atendimento de forma personalizada e estabelecer uma relação entre a marca e o consumidor com agilidade.

Redução do tempo de espera

Um atendimento ágil e eficiente reduz a demanda de atendimento da equipe, soluciona dúvidas pontuais e identifica prospects que estão mais preparados para fechar uma compra, sem demandar tempo de espera.

Identificação de leads qualificados

Ao tirar as dúvidas dos visitantes, a plataforma que promove o marketing conversacional também consegue identificar quais desses leads são os mais qualificados no sentido de representar uma real chance de compra.

Dessa forma, é possível direcioná-los ao atendente da área comercial para realizar a tentativa de fechamento do negócio.

Saiba mais: Como usar a Leadster?

Como aplicar o marketing conversacional ao seu negócio?

Primeiro passo: estude o seu público-alvo

Antes de estruturar o seu marketing conversacional, é preciso estudar o público e responder a questões importantes, como:

  • Quais canais esse público mais utiliza para interagir com a empresa?
  • Onde essas pessoas moram? 
  • Quantos anos têm? 
  • Qual é o seu nível de escolaridade?
  • Quais são as principais dúvidas desse público e o que buscam ao entrar em contato com a empresa?

Com as respostas em mãos, é possível elaborar um tom de voz amigável ao público-alvo e utilizar os melhores canais para entregar as informações que ele busca.

Segundo passo: escolha a plataforma de marketing conversacional

Ao escolher uma plataforma para aplicar o marketing conversacional, como um chatbot, por exemplo, preste atenção se ela oferece:

  • Linguagem adaptável ao seu público-alvo;
  • Atendimento 24h;
  • Respostas automáticas para perguntas frequentes;
  • Relatórios e análise de dados.

Terceiro passo: faça a análise de dados 

A partir dos dados entregues pela plataforma, é possível analisar a quantidade de leads qualificados que chegam ao seu site, a origem desses leads, a taxa de conversão utilizando o chatbot e, até mesmo, a porcentagem de desistência do usuário em fechar a compra.

Lembre-se: o marketing conversacional existe para otimizar a experiência do usuário e, com isso, aumentar as suas vendas on-line. Dê o devido valor a essa estratégia!

Como a Consultoria Digital pode te ajudar?

Para investir em marketing conversacional, é muito importante que você saiba como estruturar os conteúdos que vão compor o atendimento personalizado ao cliente. Assim, uma agência de conteúdo digital, como a Consultoria Digital, pode te ajudar.

Você pode conferir as principais informações sobre como funciona a nossa criação de conteúdo aqui pelo site e entrar em contato com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Newsletter

Posts recentes

Fale com nossos especialistas

Consultoria Digital
Consultoria Digital

SEO com quem entende do assunto