Como aplicar uma estratégia de Marketing de Conteúdo aliada ao SEO

Sumário

As estratégias de Marketing Digital estão sempre sendo otimizadas para gerar cada vez mais resultados.

Duas estratégias que se destacam nesse sentido são o Marketing de Conteúdo e o SEO. 

Eles se complementam muito bem, e para serem efetivos, é preciso que haja planejamento. Acompanhe!

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração focada na produção de conteúdos de valor para o público.

Esses conteúdos podem ser divididos em e-books, textos, vídeos e posts nas redes sociais, por exemplo.

Por meio de um conteúdo de valor, a empresa não faz a propaganda direta dos seus serviços, mas ajuda o público-alvo a solucionar algum problema.

Quando alguém interessado no conteúdo acessa a página para obter respostas, é indiretamente influenciado a conhecer a empresa.

Dessa forma, o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para atrair potenciais clientes, além de demonstrar autoridade nos assuntos trabalhados nos conteúdos.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é outra estratégia de Marketing Digital que ajuda as páginas a ficarem bem-posicionadas nas buscas do Google.

Ele permite que o ranqueamento da página nos buscadores não dependa de anúncios pagos. Assim, é uma estratégia que não precisa de grandes investimentos em anúncios.

Para utilizar o SEO de forma adequada, é importante focar em conteúdo, SEO on-page e link building.

O conteúdo faz parte do que mencionamos no tópico anterior. Ele deve ser informativo e ajudar a resolver o problema do público-alvo.

Já o SEO on-page faz parte do conjunto de otimizações do código-fonte da página que fazem com que o site tenha mais legibilidade junto aos buscadores.

Por fim, o link building também é importante. Ele consiste no ganho de links externos que apontam para uma página. Quanto mais links em outros sites a sua página tem, mais relevante ela é.

Leia também: O papel do SEO no marketing digital

Como unir os dois?

As duas estratégias são excelentes no Marketing Digital, pois se complementam.

Enquanto o conteúdo é utilizado para fornecer soluções para os problemas do público-alvo, o SEO ajuda o conteúdo a estar bem-posicionado nas buscas do Google.

Caso você produza um conteúdo rico e não tenha nenhuma estratégia de SEO aplicada, provavelmente ele não será encontrado pelo seu público.

O contrário também acontece. Caso você tenha uma boa estratégia de SEO, mas seu conteúdo não for bom, a chance de conquistar o cliente vai por água abaixo.

Para unir o Marketing de Conteúdo e o SEO, é preciso ter uma boa estratégia. Dessa forma, produzimos um vídeo completo para te ajudar. Veja!

Estratégia na prática

O primeiro passo é fazer uma listagem com todos os conteúdos que você sabe que são úteis para sua audiência.

Todos eles devem ser apontados em uma planilha para melhor visualização.

Depois disso, é preciso identificar como as pessoas fazem a busca pelos conteúdos no Google, isto é, quais são as palavras-chaves mais utilizadas.

Para ser mais certeiro, você pode utilizar algumas ferramentas específicas, como o Ubersuggest e a Semrush.

Dentro da sua planilha, também é necessário indicar o volume das buscas de cada tema.

Agora que você já sabe todas as informações necessárias, é hora de colocá-las em prática!

Pegue as palavras-chaves que você já indicou na sua planilha e produza conteúdos de valor com elas.

Posicione as palavras-chaves em locais estratégicos do seu conteúdo, como:

  • Título;
  • Descrição;
  • Primeiro parágrafo;
  • Repetições ao longo do conteúdo.

Para saber como produzir conteúdos otimizados da melhor forma possível, veja um vídeo que produzimos sobre o assunto!

Ao planejar seus conteúdos e aplicar a estratégia que demonstramos aqui, você estará no caminho certo.

Valide o interesse do público nos temas, escreva conteúdos de qualidade e fique sempre atento às técnicas de SEO. 

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Somos uma agência especializada em criação de conteúdo e temos à sua disposição a nossa consultoria de SEO. Unimos essas duas estratégias com a nossa metodologia SEO Centric, que visa maximizar os resultados das suas ações de marketing no meio digital com conteúdos que posicionam bem no Google e em demais mecanismos de buscas.

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