Otimização de Sites (SEO)

Seja para atrair mais tráfego para o seu site ou gerar mais vendas, ter um site otimizado é fundamental para melhorar seu desempenho na internet. Nesse artigo vamos analisar um pouco mais sobre o nosso serviço de otimização de sites e como estratégias de otimização podem alavancar seu negócio sem precisar de investimento constante em anúncios pagos.

Antes de nos aprofundarmos sobre como funcionam as técnicas de otimização de sites, sugiro que você assista ao vídeo abaixo onde o Daniel Imamura explica o que é SEO (Search Engine Optimization) e como ele está diretamente ligado ao seu Processo de Conversão.



Agora que você já sabe o que é SEO podemos seguir explicando como ele funciona.

Ter um site otimizado depende de vários fatores, como, por exemplo:

  • Qualidade do código-fonte
  • Acessibilidade
  • Tempo de carregamento
  • Facilidade de navegação
  • Adaptação para dispositivos móveis
  • Conteúdo para atender aos interesses dos usuários
  • Relevância online sobre o seu nicho
  • Links em sites relevantes

Dentro da comunidade de SEO estimasse que existem mais de 200 fatores de ranqueamento no Google para que ele possa selecionar qual é o site mais relevante para cada busca, ou seja, são mais de 200 itens para trabalhar em seu site buscando otimizá-lo para ficar na frente de seus concorrentes.

Estes fatores de ranking são divididos em alguns grupos e vamos explicar os principais para você abaixo para que assim você consiga entender melhor como funciona a otimização de sites.

Revisão on-page

Similar ao que é feito em uma reforma na sua casa, a otimização deve começar pela estrutura. O engenheiro (nesse caso, o analista de SEO), deve analisar como anda a estrutura da casa, ou seja, ele valida como está a codificação do site, seus elementos e sua programação.

Depois que esses pontos foram validados, a equipe de programação deve corrigir todos os pontos levantados, visando assim melhorar o desempenho do site para os mecanismos de busca.

Alguns dos fatores que devem ser analisados são as heading tags, tag canonical, tempo de carregamento, titles e descriptions, etc. Temos uma série de vídeos no Youtube onde explicamos com maiores detalhes cada um dos principais fatores de ranqueamento SEO e você pode acompanhar e aplicar as técnicas em seus sites.

Vídeos com técnicas de otimização de sites:

Layout

Ter um layout funcional também é uma parte fundamental da otimização de sites. Uma navegação amigável para os usuários é importante para facilitar que seu cliente faça uma conversão no seu site de forma mais rápida.

Uma das principais adaptações de layout que devem ser consideradas atualmente é a modificação para o layout responsivo, onde o site reorganiza os elementos da tela para encaixar perfeitamente em qualquer tamanho de dispositivo, seja um monitor grande ou um smartphone por exemplo. De acordo com o nosso infográfico, mais de 50% das buscas no Google Brasil são feitas por celular.

É importante também tomar cuidado com os banners, nesse vídeo explicamos o porquê:

Otimização de conteúdo

Depois que o site está revisado, entra a parte mais importante do processo, a otimização de conteúdo para os mecanismos de busca. Aqui entram as estratégias do que chamamos de Marketing de Conteúdo.

O SEO consiste na otimização de palavras-chave que serão pesquisadas no Google visando entregar o conteúdo relevante que está em seu site para os usuários. A otimização de conteúdo é fundamental para garantir que seu conteúdo cite a palavra-chave em locais estratégicos, atenda as necessidades dos usuários, seja mais relevante que a concorrência, etc.

Para complementar essa otimização de conteúdo, no vídeo abaixo tratamos de como podemos criar conteúdo de qualidade:

Link Building

Outro pilar importantíssimo para entender como funciona a otimização de sites é o Link Building. Este pilar consiste no ganho de links externos em sites de qualidade para que desta forma o algoritmo do Google considere seu site mais relevante. Para você entender em mais detalhes o que é Link Building segue abaixo um vídeo sobre o tema:

Conclusão

Como você pôde ver, a otimização de sites é fundamental para o seu negócio online e faz com que ele possa estar bem posicionado nos mecanismos de busca. Não fique de fora das pesquisas, entre em contato com os nossos especialistas e conheça as nossas soluções!

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