Texto Âncora 

O marketing de performance é um dos pilares que sustentam o marketing digital, o qual engloba estratégias voltadas para os resultados concretos, usando como base determinados indicadores. Nessa ramificação, o texto âncora é essencial – sobretudo para o SEO. 

O texto âncora é um texto visível e clicável presente em um hiperlink. Nos navegadores atuais, ele costuma ser azul e sublinhado e, ao clicar nele, o usuário é direcionado para outra página, como neste link, que direciona para a página inicial da Consultoria Digital.

Esse tipo de texto é capaz de fornecer aos mecanismos de busca e aos usuários informações relevantes sobre o conteúdo da página de destino do link. Apesar de não existir um tamanho ideal para ele, a melhor opção para o SEO é mantê-lo sucinto. 

Exemplo de amostra de código 

<a href=”http://www.exemplo.com”> Exemplo de texto âncora </a>

Tipos de texto âncora

Existem diferentes tipos de texto âncora que proporcionam mais embasamento para que o Google entenda a página. Para não usar sempre a mesma palavra-chave, é importante explorar essas variações. 

Correspondência exata

Trata-se daquele texto que contém a exata palavra-chave da página para a qual está sendo linkado. Um exemplo disso é o texto âncora “link building”, com um link que direciona para uma página sobre link building. 

Correspondência parcial

Já na correspondência parcial, utiliza-se uma variação da palavra-chave, podendo incluir outras informações que abarcam o assunto da página linkada. Por exemplo: pode-se adotar o texto âncora “estratégias de link building” com link que direciona para uma página que também fala sobre link building. 

Uso da marca 

Consiste no uso do nome da marca como texto âncora. Por exemplo: “Consultoria Digital” em um link que direciona o usuário para um artigo do site da Consultoria Digital, como “Conte com os serviços da Consultoria Digital para otimizar o seu site”. 

URL 

A própria URL da página de destino é utilizada como texto âncora: “Entenda como funciona a consultoria em SEO em www.consultoriadigital.com.br/consultoria-de-seo/

Genérico

Esse tipo de texto âncora é baseado no uso de palavras ou expressões genéricas, como “confira”, “clique aqui” e “saiba mais”. 

Imagens

Além dos textos, imagens também podem direcionar para outras páginas, já que o Google interpreta a tag “alt” como texto âncora. 

Boas práticas de SEO

Para que o texto âncora seja compatível com as estratégias de um bom marketing de performance, fazendo com que o posicionamento das páginas nos resultados do Google seja otimizado, ele precisa seguir certas características, tais como:

Ser sucinto

Em primeiro lugar, como já mencionado, o texto âncora deve ser sucinto. Assim, na hora de elaborá-lo, é importante pensar em maneiras de descrever a página de modo preciso e conciso. 

Ter relevância

A relevância do conteúdo da página em relação ao texto âncora é capaz de melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca. Essa relevância pode ser determinada por dois fatores: o tópico da página de origem e o conteúdo do texto âncora na página de origem.

Dessa forma, links direcionados a um conteúdo que está diretamente relacionado ao tópico da página de origem carregam mais relevância do que links voltados para conteúdos que não estabelecem essa relação.

Os mecanismos de busca também identificam as variações do texto âncora que estão sendo usadas para direcionar o usuário à página original, e as utilizam como indicadores que dizem a respeito do conteúdo dessa página, além de informar para quais pesquisas ele pode ser relevante. Esses fatores, somados à origem do link e à hierarquia de informações, compreendem os indicadores relacionados à relevância do link.

Assim, para criar links relevantes, é necessário fazer uma boa descrição do texto âncora na página de destino. 

Volume de palavras-chave do texto âncora 

Outro indicativo de uma boa prática de SEO relacionada ao texto âncora é o volume de palavras-chave nele presentes. Caso muitos links tenham o mesmo texto âncora, o mecanismo de busca pode assumir que está ocorrendo uma tentativa de manipulá-los. 

Desse modo, usar textos âncora de correspondência exata não é uma prática recomendada para obter melhores resultados. A melhor maneira de otimizar esse processo é utilizar uma maior variedade de palavras ou frases nele. 

Observa-se, portanto, a importância de pensar em boas práticas que envolvem o texto âncora para proporcionar, junto a outras estratégias de SEO, o sucesso de uma página.