Veja como reduzir o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) usando estratégias de SEO

Sumário

Se você já trocou de plataforma de anúncio e de agência de Marketing Digital, mas ainda não conseguiu reduzir o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) da sua empresa, vem com a gente, pois o tema do conteúdo de hoje é como reduzir o CAC a partir de estratégias de SEO, e, ao final, iremos contar como a Consultoria Digital viabiliza isso aos seus clientes de forma simples e rápida. 

Vamos lá?

O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC)?

Como o próprio nome sugere, o CAC é a métrica que indica o investimento médio que a empresa destina para conquistar um cliente. Para calcular essa métrica, basta dividir o valor investido pelo número de vendas obtidas, como você pode ver a seguir:

CAC = Investimento em marketing e vendas / número de novos clientes

Para que fique mais claro, suponhamos que você investiu R$ 2 mil em anúncios e efetuou 20 vendas por meio deles. Isso significa que o CAC da sua empresa equivale a R$ 100:

CAC = 2.000 / 20

CAC = 100

Após calcular o CAC, você pode compará-lo com outras métricas, como ticket médio (valor médio de vendas por cliente), lifetime value (LTV) (valor médio de vendas durante todo seu relacionamento com o cliente) e retorno sobre o investimento (ROI).

Convém mencionar que, para calcular o CAC, deve-se considerar todos os investimentos realizados em marketing e vendas, tais como:

  • Salário dos funcionários;
  • Prestação de serviço por agência de marketing;
  • Softwares;
  • Equipamentos;
  • Despesas com anúncios, entre outros.

Além disso, lembre-se de delimitar previamente o período que deseja analisar, isto é, se você deseja saber o CAC da última semana ou do último mês, por exemplo.

Como as estratégias de SEO podem ajudar a reduzir o CAC?

Para que você compreenda como as estratégias de SEO podem contribuir para a redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC), vamos retomar o exemplo acima. Suponha que, além dos anúncios, você também aplicou ações de SEO para atrair novos clientes, fazendo com que seu e-commerce ficasse posicionado na primeira página do Google, ou seja, mais visível para os usuários, o que resultou em mais 20 vendas, totalizando 40 (20 vendas por anúncios pagos e 20 vendas por resultados orgânicos).

Perceba que, ao unir ambas as estratégias (tráfego pago e tráfego orgânico), você conseguiu efetuar o dobro de vendas e reduzir o CAC pela metade (R$ 2.000 / 40 = R$ 50), pois não teve que remunerar o Google por cada clique conquistado.

Esse tipo de estratégia não apenas contribui para a lucratividade do negócio como também pode ser uma ótima solução quando ocorre alguma oscilação no mercado de anúncios, como, por exemplo, o ingresso de um novo concorrente, fazendo com que a efetividade dos anúncios caia.

Voltando ao nosso exemplo, se o número de vendas resultantes dos anúncios cair, consequentemente, o CAC irá aumentar, mas, se você contar com uma segunda estratégia – no caso o SEO –, o custo de aquisição do cliente não irá crescer tanto, já que você terá as vendas provenientes do tráfego orgânico.

Portanto, se sua empresa efetuou apenas 5 vendas por meio de tráfego pago e 20 a partir do tráfego orgânico, com investimento de R$ 2 mil, o CAC será de R$ 80. Agora, se você tivesse investido apenas em anúncios, o CAC corresponderia a R$ 400.

Quer conferir todos os detalhes dessa explicação? Assista ao vídeo abaixo, nele o Daniel Imamura, especialista em Marketing Digital e CEO da Consultoria Digital, fala sobre o assunto:

Estratégia da Consultoria Digital

Assim como no exemplo citado acima, muitos de nossos clientes se deparam com oscilações no mercado de anúncios, fazendo com que eles tenham que recorrer a novas estratégias de marketing para reverter o inconveniente, gerando a contratação de um novo serviço, justamente, em um momento em que o caixa da empresa está fragilizado.

Pensando nisso, a Consultoria Digital criou um novo formato de contrato, denominado contrato de escopo flexível, no qual, em vez do cliente contratar um determinado serviço, ele contrata horas de trabalho dedicadas à prestação de serviços de Marketing Digital à empresa.

Com um formato de contrato menos engessado, os clientes da CD podem intervir imediatamente diante de qualquer evento inesperado e demandar novas estratégias, sem a necessidade de contratar serviços adicionais, pois as horas contratadas serão realocadas para colocar em prática um novo plano de ação.

Então, o que você achou dessa novidade que a CD trouxe? Se você se interessou pela proposta, entre em contato e saiba mais sobre nosso escopo flexível ou outros serviços, como a nossa consultoria de SEO!

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