Saiba como trabalhar a encontrabilidade e trazer benefícios para sua empresa

Sumário

A encontrabilidade é a possibilidade que um site tem de ser encontrado de forma fácil pelo usuário na internet por meio das plataformas que fazem mais sentido para a empresa.

Não faz sentido a sua empresa estar na internet se o seu público-alvo não consegue achá-la com facilidade.

Seja em qual plataforma for, é essencial que o seu negócio seja encontrado com facilidade por potenciais clientes que precisem resolver um problema.

A encontrabilidade também pode ser vista como um conceito de qualidade interativa entre a interface e o usuário, além do conceito de findability, ou seja, a facilidade com que determinadas informações de um site podem ser achadas.

Além de investir em encontrabilidade e facilidade, a empresa deve manter o site ativo e com conteúdos atualizados e de qualidade. Essas estratégias são essenciais, por exemplo, para a atração de clientes qualificados junto com outras ferramentas de Inbound Marketing. 

Plataformas em que a encontrabilidade pode ser trabalhada

A escolha da plataforma ideal para que a sua empresa invista em encontrabilidade depende de uma análise de cenário que faça mais sentido.

Separamos algumas plataformas que podem ser escolhidas. Confira!

Google

É a mais conhecida de todas as plataformas e é aqui que os maiores esforços de Search Engine Optimization (SEO) estão.

No Google, podem ser aplicadas diversas estratégias de SEO a fim de aparecer no topo das buscas orgânicas do buscador.

Essas estratégias pode ser dividas em 3 grandes pilares:

 

  • On-page (código-fonte);
  • Conteúdo (todo o conteúdo do site);
  • Link building (link externos).

 

YouTube

O YouTube é a segunda plataforma mais utilizada para a realização de buscas pelos usuários.

O trabalho de otimização no YouTube também é conhecido como SEO: o SEO para o YouTube.

Aqui é trabalhado, principalmente, os metadados disponibilizados pela plataforma, que são: 

 

  • Título do vídeo;
  • Descrição do vídeo;
  • Tags;
  • Thumbnails chamativas com o intuito de melhorar o CTR.

 

Redes sociais

As redes sociais são grandes ferramentas para que sua empresa possa ser encontrada pelos seus potenciais clientes.

Alguns recursos que você pode utilizar para ser encontrado são:

 

  • Hashtags;
  • Marcadores de localização (cidade e estabelecimento, por exemplo).

 

Loja de aplicativos

Se a sua empresa é do setor de aplicativos, saiba que existe o App Store Optimization (ASO).

Alguns itens que podem te ajudar a ser encontrado e mais baixado são:

 

  • Imagem do app;
  • Título do app;
  • Descrição curta;
  • Screenshots;
  • Descrição longa.

 

Fatores que fazem a diferença em relação à encontrabilidade

Separamos alguns pontos de atenção em relação à encontrabilidade que sua empresa deve ficar atenta. Confira abaixo!

Redirecionamentos

Todo redirecionamento necessário é capaz de ser com o código 301, o redirecionamento permanente

O código 302 pode causar uma diminuição na frequência de indexação do site. 

É preciso estar atento para que não se faça redirecionamentos sem fim ou com loopings.

Com a remoção de determinado conteúdo, o ideal é que se redirecione o visitante para uma página relacionada ou página de erro personalizada, a fim de não deixá-lo perdido e também para que o robô de busca não fique sem alternativas de navegação.

Confira o nosso artigo técnico sobre os redirecionamentos e saiba mais!

Canonização de URLs

A canonização de URLs é uma forma de escolher apenas uma maneira de acessar determinado conteúdo

Por exemplo: a maioria dos sites dá permissão para que o usuário acesse determinado site de duas formas: pelo www.meusite.com.br ou pelo meusite.com.br

Isso pode ser problemático, já que pode gerar conteúdos duplicados e dividir a força do site.

Conteúdo duplicado

Para evitar a existência de conteúdos duplicados, é necessário organizar estruturalmente os links e URLs de forma única para cada conteúdo, evitando que a força de uma página seja dividida para duas com conteúdo iguais e levando a uma melhora no posicionamento de determinado site nas buscas

Leia nosso artigo técnico sobre conteúdo duplicado e fique por dentro de mais detalhes!

Elementos de navegação

Elementos de navegação que são simples e acessíveis são ideais tanto para o usuário como para os robôs de busca. Menus organizados, com a presença de links em HTML e em texto, são exemplos desses elementos. 

Sitemaps

A utilização de sitemaps em XML e em HTML (versão para usuários) são boas práticas para que o robô de busca encontre e realize a indexação das páginas. Páginas indexadas causam mais visitas

Outras dicas para ajudar a encontrabilidade

Algumas outras dicas que influenciam positivamente a encontrabilidade são:

 

  • Usar palavras-chaves que atraiam e que tenham relação com o conteúdo (não sabe o que são palavras-chave? Descubra!);
  • Apostar em conteúdos atuais e de qualidade para que o usuário retorne mais vezes;
  • Usar chamadas que despertem o interesse;
  • Fazer postagens que envolvam os usuários;
  • Ser transparente para conseguir a confiança do usuário;
  • Usar uma linguagem que gere identificação por parte do cliente;
  • Criar conteúdos que promovam outros conteúdos;
  • Conhecer o concorrente.

 

Continue aprendendo: Confira nosso e-book sobre SEO para Conteúdo

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